Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Dia Internacional do Voluntariado

Presidente Gilson Lemes destaca papel dos voluntários na transformação do mundo


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

not-doacoes-cruz-vermelha1.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, reconhece a força da solidariedade 

 

Uma importante data é celebrada em todo o mundo, neste sábado, 5 de dezembro: o Dia Internacional do Voluntariado, instituído em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear a todos aqueles que dedicam tempo, energia, recursos e habilidades em prol do outro, sem esperar nada em troca.

Os voluntários somam um exército de mais de 1 bilhão de pessoas espalhados pelos quatro cantos do planeta, segundo dados das Nações Unidas. Indivíduos que percorrem as periferias dos grandes centros, os rincões de nações pobres, lugares remotos ou sob conflitos de toda sorte, cárceres, asilos, entre tantos outros espaços onde há seres humanos em sofrimento e a precisar de ajuda.

Por ocasião do Dia Internacional do Voluntariado de 2019, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou que “o voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O mandatário destacou, assim, o importante papel dos voluntários na construção de um mundo melhor.

São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que impõem grandes desafios globais a serem atingidos até 2030, em uma agenda que precisa ser abraçada por todas as nações: erradicação da extrema pobreza e da fome; educação de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; e paz, justiça e instituições eficazes, para citar apenas cinco deles.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reconhece a importância do voluntariado para atingir esses objetivos, porque acredita na força transformadora da solidariedade. Trata-se de um movimento que pode mudar realidades, beneficiando diretamente milhões de pessoas em todo o mundo. Mas ele tem também a capacidade de dar um propósito a quem voluntaria, criando um círculo virtuoso a forjar o bem comum.

O Núcleo de Voluntariado do TJMG surgiu em 2016 e, desde então, tem se empenhado para que o ato de voluntariar seja incorporado à cultura do Judiciário mineiro. Nesta gestão, temos o firme compromisso de fortalecer o núcleo, que é presidido pela ilustre desembargadora Maria Luíza de Marilac, a fim de que sejam construídos pilares sólidos para uma atuação mais efetiva da Corte mineira nesse segmento.

Neste momento inédito, a pandemia de covid-19 nos trouxe muitos ensinamentos, e a certeza de que estamos todos conectados. O que acontece com um único indivíduo em Wuhan, na remota China, pode rapidamente afetar toda a população mundial. Da mesma maneira, as atitudes de cada um diante desta crise sanitária provocam efeitos em cascata, contribuindo para o controle ou a propagação do novo coronavírus.

O outro importa, e merece nosso cuidado. A paz social só pode ser edificada e perdurar quando cada indivíduo que habita este planeta tiver acesso ao mínimo existencial e tiver garantidos seus direitos fundamentais.

A todos os voluntários, nossas saudações e nossa gratidão pelos esforços em prol de uma sociedade mais justa.

 

Desembargador Gilson Soares Lemes
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais