Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

No Dia do Estado de Minas Gerais, recuperação de Mariana é tema central

Desembargadores e juízes são agraciados com Medalha de Minas


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-medalha-dia-de-Minas11.jpg
Presidente do TJMG entrega medalhas a desembargadores

O desastre ambiental que ficou conhecido mundialmente, com o rompimento da barragem de rejeitos de minério do Fundão, em 2015, e a recuperação econômica de Mariana, incluindo a reconstrução do distrito de Bento Rodrigues, foram o centro dos discursos nesta quinta-feira, dia 16, no Dia do Estado de Minas Gerais.

Mariana completa hoje 323 anos e há 40 anos, nesta data, homenageia tradicionalmente personalidades que contribuem para o desenvolvimento local e do País, com a concessão da Medalha Dia de Minas. O governador do Estado, Romeu Zema, desembargadores e juízes, receberam a comenda das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais. Demais personalidades foram agraciadas pelo prefeito de Mariana, Duarte Jr.

Pelo TJMG, receberam a comenda os desembargadores Alberto Henrique Costa de Oliveira, Júlio César Lorens, Carlos Roberto de Faria, Sérgio André da Fonseca Xavier, Genil Anacleto, Maurício Pinto Ferreira e Mônica Libânio Rocha Bretas. Serão também agraciados pelo TJMG os juízes auxiliares da presidência Luiz Carlos Rezende Santos e Rosimere das Graças do Couto, além do responsável pela Diretoria-Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, Marcelo Junqueira dos Santos. Recebe também a homenagem o juiz da Fazenda Pública e Autarquias Estaduais da Comarca de Juiz de Fora, Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães.

Veja mais fotos no Flickr.

Esforço para recuperação

Duarte Jr. abriu seu discurso pedindo a cada marianense que saudasse o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, com uma salva de palmas, por tudo que ele fez nos momentos mais difíceis, desde o desastre ambiental no município.  “Momentos em que cheguei a acreditar que não teríamos um futuro e a porta de seu gabinete esteve aberta para que a gente buscasse soluções. O senhor sabe bem o que digo”, ressaltou Duarte Jr.

 

noticia-medalha-dia-de-Minas2.jpg
Governador de Minas, Romeu Zema assina decreto criando o Comitê Gestor do Rio Doce

A barragem do Fundão, operada pela Samarco, se rompeu totalmente matando 19 pessoas e deixando centenas de desabrigados, com grande impacto para a economia de Mariana. O prefeito agradeceu o governador Romeu Zema, por se reunir com a Fundação Renova, intervindo positivamente em favor de Mariana.

O governador de Minas, Romeu Zema, disse que irá “adiantar recursos devidos a Mariana e não repassados pelo Estado”. Ele assinou, no evento, o decreto instituindo o Comitê Gestor do Rio Doce e assegurou que neste comitê os afetados terão participação garantida.

O comitê, disse o governador Zema, terá o objetivo de tirar do papel, cobrar e apresentar soluções rápidas de reparação e compensação.

noticia1-projeto-bento-rodrigues-16.07.19.jpg
Governador de Minas, presidente do TJMG e prefeito de Mariana, além de técnicos e comunidade conferem maquete do novo Bento Rodrigues

Logo após, prefeito, governador e o presidente do TJMG visitaram a área onde será construído o novo distrito de Bento Rodrigues e conferiram a maquete com as novas moradias projetadas .  

A cerimônia

A entrega da Medalha Dia de Minas foi feita na Praça Cláudio Manoel, logo após missa solene em louvor à Padroeira Nossa Senhora do Carmo, no Santuário do Carmo. Durante a solenidade, houve exibição do Coral Tom Maior e da banda Padre Viegas e União XV de Novembro Sociedade Musical.

Abrindo os discursos, o senador Carlos Vianna lembrou o sofrimento dos mineiros com o rompimento da barragem de rejeitos que provocou o maior desastre ambiental do País. Segundo Vianna, que é o relator da CPI  que investigou os desastres de Mariana e Brumadinho, os relatórios já foram entregues, pedindo a condenação de 14 pessoas e duas empresas.

Banda mirim toca em cidade histórica, com casas atrás e ao lado
Banda XV de Novembro na Praça Cláudio Manoel

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial