Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadores recebem Medalha da Inconfidência

Juiz auxiliar, colaborador militar e diretora de Recursos Humanos são também agraciados


- Atualizado em Número de Visualizações:
Grupo de desembargadores com fundo escrito Medalha da Inconfidência
Desembargadores condecorados com a Medalha da Inconfidência, com o presidente do TJMG e o governador de Minas, Romeu Zema

Onze desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foram condecorados com a Medalha da Inconfidência, a maior comenda de Minas Gerais, em Ouro Preto, no último domingo, dia 21. Os desembargadores receberam as medalhas pelas mãos do presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais.

Foram ainda agraciados o juiz auxiliar da presidência, Jair Francisco dos Santos, o coronel da PMMG, Marco Antônio Dias e a diretora do Departamento de Recursos Humanos do TJMG, Neuza Mercês Rezende.

São quatro as designações da medalha, distribuídas no dia 21 de abril: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha da Inconfidência e Medalha de Honra. A comenda foi criada em 1952 pelo então presidente Juscelino Kubsticheck, para homenagear personalidades que contribuem com o prestígio e projeção de Minas Gerais.

Condecorações

Os desembargadores Adilson Lamounier e Juliana Campos Horta foram distinguidos com a Grande Medalha.

O  juiz auxiliar da Presidência, Jair Francisco dos Santos e a diretora do Departamento de Recursos Humanos do TJMG, Neuza Mercês Rezende, receberam a Medalha da Inconfidência.

Veja mais fotos no Flickr.

Foram condecorados com a Medalha de Honra os desembargadores: Ana Paula Caixeta, Edson Feital Leite, José Américo Martins da Costa, José Lourenço Augusto dos Santos, Luiz Arthur Hilário, Marcos Henrique Caldeira Brant, Otávio Portes, Claret de Moraes, Sérgio André da Fonseca Xavier. O coronel da PMMG, Marco Antônio Dias, também recebeu a Medalha de Honra.

A solenidade contou com as presenças do Governador de Minas, Romeu Zema, o vice-presidente Paulo Brant, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus Filho (PV), que também preside o Conselho da Medalha e o prefeito de Ouro Preto, Julio Pimenta. O evento ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na Região Central do Estado.

O prefeito Julio Pimenta relembrou a recente visita de Nelson Missias a Ouro Preto para o lançamento das obras do novo fórum. Ele agradeceu ainda o empenho do presidente para melhorar as condições do Judiciário local e a inauguração do Museu da Justiça, que funcionará no prédio do antigo fórum, quando houver a mudança de local.

noticia10-medalha-inconfidencia-22.04.19.jpg
 

Brumadinho

Antes das condecorações, foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos atingidos pelo rompimento da Barragem 1 da Mina de Córrego de Feijão, em Brumadinho. Em seguida, foram entregues medalhas para as entidades que participaram do salvamento das vítimas: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Civil.

Romeu Zema destacou o heroísmo daqueles que estiveram em Brumadinho e a importância de reduzir gastos com medalhas e premiações enquanto a população mineira não tem saúde e educação de qualidade. Segundo o governador, a Medalha da Inconfidência será a única comenda a permanecer durante a sua gestão.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial