Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadores participam de homenagem a Affonso Penna

Placa destaca ofício em que jurista declina de ser ministro para abraçar faculdade


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Marcos Henrique Caldeira Brant e José Edgard Penna Amorim participaram, em 11 de abril, de evento na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dedicado à memória do jurista Affonso Penna. Ambos os magistrados são ex- alunos da faculdade e o desembargador José Edgard Penna Amorim é sobrinho trineto de Affonso Penna.

O ponto alto da solenidade foi o descerramento de uma placa em homenagem ao importante jurista e político mineiro de Santa Bárbara, que chegou a ser presidente do Brasil. A placa foi doada pelo advogado José Anchieta da Silva, conterrâneo de Affonso Penna.

Nela, está gravado o ofício no qual Affonso Penna, em um gesto de desprendimento e devoção ao magistério, renuncia a uma vaga ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para se dedicar à recém-instalada Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, consolidando o estudo jurídico no Estado.

not_cia01-homenagem-afonso-pena-11.04.19.jpg
O diretor da Faculdade de Direito, Hermes Vilchez Guerrero, e os desembargadores  Edgard Penna Amorim e Marcos Henrique Caldeira Brant durante a homenagem 

 

A cerimônia histórica, presidida pelo diretor da faculdade, Hermes Vilchez Guerrero, foi realizada no denominado "Panteão dos Sábios", onde estão dispostas esculturas de grandes personalidades ligadas à instituição de ensino. Estiveram presentes também professores, funcionários, alunos, e autoridades do mundo jurídico.

noticia-des.-caldeira-brant.jpg

Placa reproduz ofício no qual Affonso Penna declina do convite para ser ministro do STF

Faculdade

A Faculdade de Direito da UFMG foi fundada em 1892, sendo a terceira mais antiga do Brasil, e a primeira de Minas Gerais. Ela funcionou inicialmente em Ouro Preto, antiga Capital do Estado.

Hoje, incorporada à Universidade Federal de Minas Gerais, a Faculdade de Direito carrega consigo o carinhoso apelido de "Vetusta Casa de Affonso Penna", em homenagem ao seu fundador, patrono e primeiro diretor.