Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador Saulo Versiani toma posse como membro do IHGMG

Evento teve a presença de outros desembargadores, autoridades, amigos e familiares do empossado


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador Saulo Versiani Penna tomou posse como associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Ele ocupa a cadeira número 47, ao lado de colegas desembargadores, historiadores, pesquisadores e demais autoridades que compõem o quadro de membros da instituição.

Not---Des-Saulo-Versiani-Penna-e-empossado-no-IHGMG.-_6.jpg
A mesa de honra na solenidade de posse contou a presença de três desembargadores do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O superintendente administrativo adjunto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na solenidade de posse, realizada no sábado (25/3). Estiveram presentes ainda outros desembargadores do TJMG, amigos e familiares do novo associado, além de companheiros de cadeira, membros dos conselhos diretores e servidores da instituição.

A mesa de honra foi composta pelo anfitrião e presidente do IHGMG, José Carlos Serufo; pelo desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes; pelo desembargador Saulo Versiani Penna; pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; pelo 1º vice-presidente do IHGMG, Marcus Paulo de Souza Miranda; pelo presidente emérito do Instituto, Wagner Colombarolli, e pelo secretário-geral da instituição, Antônio Carlos de Albuquerque. 

Entre os convidados, estiveram presentes os desembargadores Afrânio Vilela, Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Luiz Carlos Gomes da Mata, Carlos Henrique Perpétuo Braga, Bruno Terra Dias e Leonardo de Faria Beraldo. 

Not---Des-Saulo-Versiani-Penna-e-empossado-no-IHGMG.-_5.jpg
O evento contou com a presença de amigos, familiares e colegas do TJMG do desembargador Saulo Versiani Penna (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Em discurso de boas-vindas ao novo confrade, o desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes,  que também é associado do IHGMG e ocupa a cadeira número 38, falou sobre a trajetória profissional e pessoal do empossado e destacou suas qualidades. “Saulo vive para triunfar nas legalidades, ver prosperar a honra e crescer a justiça. É imensamente recompensador chamar de confrade alguém que trilha o caminho da virtude tradicionalmente atribuído aos seres iluminados”, disse. 

Ao ser empossado, o desembargador Saulo Versiani Penna agradeceu a honra de fazer parte de confraria tão eclética formada por pesquisadores, historiadores, bacharéis em Direito, médicos, geógrafos, administradores e estudiosos que desenvolvem um trabalho relevante na preservação histórica e cultural das tradições mineiras. “O interessante do instituto é alinhar as questões culturais e de pesquisa histórica, com membros de diversas áreas que se importam com o estudo da história das tradições de Minas Gerais e dos mineiros e seus pensadores. Considero-me honrado em fazer parte deste grupo e pretendo colaborar para levar adiante essa missão de preservação tão relevante desses registros. Sobretudo, desejo aprender mais a cada dia com os colegas nos encontros e discussões temáticas”, afirmou o novo membro do IHGMG.

Not---Des-Saulo-Versiani-Penna-e-empossado-no-IHGMG.-_7.jpg
Presidente do IHGMG, José Carlos Serufo, desembargador Saulo Versiani Penna, Solange Tironi Versiani Penna (esposa do empossado) e desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Sobre o IHGMG

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) é uma entidade cultural civil sem fins lucrativos, fundada em 1907, com objetivo de investigar, coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos concernentes à história e à geografia de Minas Gerais, entre outras atribuições. 

O IHGMG é uma academia que reúne homens e mulheres interessados em preservar e cultivar a memória mineira, no que tange as humanidades, a geografia, a história e as tradições culturais e cívicas do povo mineiro. Possui 100 cadeiras e patronos e seu corpo é formado por sócios efetivos, correspondentes, eméritos, honorários e beneméritos. O instituto possui uma biblioteca com mais de 25 mil livros e uma mapoteca com mais de 1.100 exemplares com raros mapas desde o tempo das capitanias.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial