Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador representa TJ em congresso sobre História da Justiça

Tema foi o intercâmbio de experiências entre museus vinculados ao Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-congresso-historia.jpg
Troca de saberes vai permitir ações voltadas à preservação e ao compartilhamento da História

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant representou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no congresso História da Justiça e Museus Judiciários, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O encontro, realizado em 5 e 6 de setembro, no auditório do Tribunal Pleno do TJSC (Auditório Ministro Teori Zavascki), teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre os museus e os centros de memória vinculados ao Poder Judiciário em todo o País, a fim de permitir o planejamento de ações voltadas à preservação e ao compartilhamento da história desse Poder da República.

Representantes de 14 tribunais do País participaram do encontro. Na oportunidade, eles  discorreram sobre diversos temas relacionados à História do Judiciário e as formas que têm encontrado para preservar e alavancar a preservação de seus acervos. 

Entre os palestrantes estavam museólogos, filósofos, historiadores, professores universitários e magistrados.

Força mineira

Na oportunidade, o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant destacou a importância da iniciativa do Tribunal catarinense para o aprimoramento e o fortalecimento da gestão museológica, sobretudo para um estado com um acervo da História da Justiça tão rico quanto Minas Gerais, que detém 60% do patrimônio cultural do Brasil.

O evento foi prestigiado com a presença de diversos desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e de outros estados, do ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz, do advogado e historiador peruano Fernán Altuve-Febres Lores, catedrático de História do Direito da Universidade de Lima, do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé e do jornalista e escritor Eduardo Bueno, autor de diversas obras de História do Brasil.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial