Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador Doorgal Andrada prestigia CIAAR

Nova sede do centro está situada em Lagoa Santa


- Atualizado em Número de Visualizações:
 

noticia-ciaar.jpgAs novas instalações do centro de instrução foram erguidas em uma área de 711 mil m² em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)

Uma solenidade, na última quarta-feira, 5 de dezembro, marcou a mudança da sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) para Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O centro estava instalado, até então, na região da Pampulha, na capital. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, entre elas o desembargador Doorgal Andrada, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O CIAAR é a organização de ensino da Aeronáutica que tem como missão o planejamento, a coordenação, o controle e a execução dos planos e programas do ensino relativos à formação e à adaptação militar de oficiais para a Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se de um dos principais centros de formação de oficiais da FAB, respondendo por cerca de 70% do pessoal de nível superior da instituição. O espaço faz a adaptação à Aeronáutica de profissionais de diferentes especialidades, como médicos, administradores, dentistas, analistas de sistemas, psicólogos e advogados, entre outros. Também forma especialistas de carreiras exclusivas do órgão.

noticia-01--inauguracao-CIAAR---06-12-18.jpg
(Da esquerda para a direita) Brigadeiros Mesquita e Araújo, o desembargador Doorgal Andrada, e os brigadeiros Rossato (comandante-geral da Aeronáutica) e Mário da Costa (comandante do CIAAR) 

“O CIAAR é muito importante no contexto da FAB. Excetuando os oficiais aviadores, intendentes e de infantaria, todos os demais estudam e ingressam na Força Aérea por meio do centro, nas várias especialidades. Com a mudança, o centro de instrução passará a contar com um espaço moderno, à altura de sua missão”, ressaltou o desembargador Doorgal Andrada, que tem uma relação afetiva com o CIAAR: o avô dele, de quem herdou o nome, era um jovem oficial quando chegou à capital mineira, vindo do Rio de Janeiro, aos 28 anos. Aqui, ele fundou e inaugurou, em 1933, o quartel que o CIAAR ocupava na Pampulha, bem como a pista daquele aeroporto.

O desembargador ressalta que, desde que foi inaugurado o quartel na Pampulha, passaram-se 85 anos, e o antigo prédio tornou-se obsoleto. “Agora, com a transferência, o centro se transforma em uma verdadeira academia da Aeronáutica, construída em Lagoa Santa para essa finalidade, com instalações modernas, para atender à formação e ao treinamento dos futuros oficiais da FAB”, diz. Ele lembrou ainda que os oficiais aviadores continuarão a se formar na Academia de Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

As novas dependências do centro estão em uma área de 711 mil m² e compreendem cerca de 57 mil m² de área construída. Na nova sede, o CIAAR passa contar com um avançado complexo de esportes, 56 salas de aula, seis alojamentos com capacidade para mais de 400 alunos, auditório com 800 lugares e dois hotéis. A nova escola é resultado do trabalho conjunto entre a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Com informações da FAB.

noticia1-ciaar.jpg
A solenidade aconteceu na última quarte-feira (05/12); durante o evento, foi acesa pira com a chama do saber

 Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial