Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG palestra em evento da UFMG

Caetano Levi participa de seminário sobre ética, política e filosofia nas relações público-privadas


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador Caetano Levi Lopes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais participou, nesta quinta-feira (7/11), de uma mesa no "Seminário Internacional Cosmopolitismo e Interculturalismo: debates éticos, políticos e filosóficos nas relações público-privadas", realizado nos dias 6 e 7 de novembro.

Junto dele esteve Rosa Maria Viroles Piñol, magistrada do Tribunal Supremo da Espanha, e José Adércio Leite Sampaio, procurador do Ministério Público Federal e professor na Escola Superior Dom Helder Câmara. O desembargador José Eduardo Resende Chaves Jr., do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e professor da PUC-Minas, também compôs a mesa no seminário. 

O evento foi realizado pelo Núcleo Paideia Jurídica, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

not2-caetano-levi-07.11.jpg
Rosa Maria Viroles Piñol, magistrada da Corte espanhola, e José Adércio Leite Sampaio, procurador do MPF

Durante o seminário, foram discutidas as principais frentes teóricas da filosofia política, da filosofia prática, da ética, do direito e da política internacional nos contextos brasileiro e global. Dentro dos eixos temáticos do evento, vieram à tona os temas cosmopolitismo, interculturalismo, diálogos transculturais, ética da hospitalidade, sociedade civil global.

Diante disso, abordaram as tensões entre atores estatais e não estatais nos conflitos contemporâneos envolvendo a democracia, o desenvolvimento humano, as migrações, a igualdade de gênero, a sexualidade, os direitos de minorias e LGBTs nas relações público-privadas.

not-caetano-levi-07.11.jpg
O seminário buscou reinterpretações culturais, internacionalistas e jusfilosóficas para uma revisão dos fundamentos do Direito

Estiveram presentes no evento o professor Enoch Albertí Rovira, catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Barcelona; Fabrício Bertini Polido, professor de Direito Internacional, e Mariah Brochado, professora de Filosofia do Direito, ambos da UFMG.

Desses debates, objetivou-se buscar reinterpretações culturais, internacionalistas, comparatistas e jusfilosóficas e seus desdobramentos, para uma revisão dos fundamentos do direito, da ética, da filosofia do direito, dos direitos humanos, do direito internacional e do direito comparado na contemporaneidade.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial