Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Curso orienta sobre redação de ementas jurisprudenciais

A meta é padronizar a elaboração de enunciados nos acórdãos


- Atualizado em Número de Visualizações:
imagem da servidora Sofia
A revisora Sofia Araújo abordou procedimentos para padronizar ementas em acórdãos publicados no TJMG

Desembargadores, assessores, assistentes e estagiários participaram nesta sexta-feira, 14 de junho, de um curso sobre elaboração de ementas jurisprudenciais realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

O treinamento foi conduzido pela revisora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Sofia Araújo de Oliveira, que defendeu a necessidade de redigir ementas (breve apresentação do conteúdo do acórdão) objetivas e padronizadas, já que elas consistem em um mecanismo de indexação de informações jurisprudenciais no contexto da sistemática de precedentes e repetitividade.

De acordo com a revisora, entre os procedimentos a serem observados para a elaboração dos enunciados nos acórdãos está o uso de uma linguagem diretamente associada à tese aplicada no voto.

Ao final das atividades, espera-se que o participante elabore ementas com mais qualidade, tendo como parâmetros a formatação, a estruturação, a seleção de verbetes e a construção de enunciados.

Banco de ementas

Presente ao curso, o desembargador Oliveira Firmo lembrou que já trabalhou como assessor e tinha como tarefa, entre outras, redigir ementas. Disse que não havia regras a serem verificadas, daí a dificuldade da atividade.

Hoje, ele defende a necessidade de definir regras para padronizar a redação de ementas, tendo como referência o que é adotado nos tribunais superiores. Tal providência, segundo ele, facilitaria o acesso e consulta a um banco de ementas para utilização em casos semelhantes.

O curso foi realizado nas dependências do Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos e foi coordenado pelo Núcleo de Apoio à Gestão de Gabinetes e à Elaboração de Enunciados de Súmula (Nees) e pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep).

noticia-curso-ementa-14.06.19.jpg
Assessores de desembargadores participaram do curso sobre ementas jurisprudenciais

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial