Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cosegi apresenta relatório à Presidência

Cesi realizou 695 atendimentos em audiências, escoltas e avaliação de situações de risco


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

noticia-reuniao-cesi.jpg
Presidente, demais desembargadores e juízes tomam conhecimento das realizações do Cesi

A Comissão de Segurança Institucional (Cosegi), reuniu-se hoje para, dentre outros assuntos, apresentar o relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro de Segurança Institucional (Cesi) durante a gestão 2018-2020.

O Cesi realizou, de julho de 2018 até este mês, nada menos de 695 atendimentos de apoio à prestação jurisdicional em todo o Estado, segundo relatório apresentado na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, ao presidente do Tribunal, desembargador Nelson Missias de Morais. Os atendimentos foram feitos, entre outros, para suporte à realização de audiências e eventos, escolta de autoridades e avaliação de situações de risco.

Ao receber o relatório, o presidente elogiou o desempenho da equipe e reafirmou a importância da existência do Cesi na estrutura do Tribunal, “para assegurar a prestação jurisdicional com tranquilidade por parte dos magistrados e servidores, que muitas vezes trabalham em situações diversas de risco”. O presidente destacou, ainda, a importância da criação do núcleo de inteligência, “pois a informação é ferramenta indispensável à boa gestão”.

Fake news

A atuação do Cesi destacou-se também no quesito ligado à segurança cibernética, diante da proliferação de atentados às instituições por meio da rede mundial de computadores, seja em ataques diretos, seja pela divulgação de ‘fake news’. O Cesi chegou, inclusive, a editar uma Cartilha sobre os Crimes Cibernéticos, para orientação de magistrados e servidores.

O Cesi, que é integrado por servidores do próprio tribunal e policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros, desenvolveu, ainda, propostas de edição e atualização de normas de segurança, que resultaram em portarias de orientação sobre procedimentos diversos de segurança pessoal e institucional.

Seminário de inteligência

Outras iniciativas de relevância foram a realização do 1º Seminário de Inteligência e Segurança Institucional e o acordo de cooperação técnica firmado com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para o desenvolvimento de ações de inteligência e contrainteligência, mediante o intercâmbio de dados, informações e conhecimento, além da capacitação técnica de servidores.

Participaram da apresentação do relatório ao presidente o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes, presidente eleito do TJMG; desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente de Segurança Institucional; desembargador Wanderley Salgado de Paiva, superintendente-adjunto de Segurança Institucional; Jair Francisco dos Santos, juiz auxiliar da Presidência e coordenador de Segurança Institucional; Luiz Carlos Rezende e Santos, juiz auxiliar da Presidência e coordenador-adjunto de Segurança Institucional; Eduardo Henrique de Oliveira Ramiro, juiz auxiliar da Corregedoria; Glauco Eduardo Soares Fernandes, desembargador; Eduardo Reis, representando o corregedor geral de Justiça; e o servidor Gutenberg José Leite Junqueira, da Assessoria Especial da Presidência.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial