Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Coral e Orquestra Jovem inauguram intervalo cultural do TJMG

Apresentações artísticas uma vez por mês no horário do almoço presenteiam público


- Atualizado em Número de Visualizações:

noticia coinj

Sessenta e oito crianças e adolescentes que compõem o Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais irão inaugurar, com muita música, o Intervalo Cultural do TJMG, que será realizado uma vez por mês, das 12 às 13h, no saguão do edifício sede da instituição.  A apresentação, que tem como tema a música dos Beatles, será na próxima quinta-feira, 27 de julho.

 

O projeto tem como objetivo promover reflexão e propiciar a integração e interatividade entre os públicos interno e externo. E, para isso, nada melhor que uma das formas de expressão mais sublimes do ser humano: a arte, que, acordo com Leonardo da Vinci “diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.

 

Assim, magistrados, servidores, funcionários, operadores do direito, visitantes e a vizinhança do prédio serão presenteados, mensalmente, com apresentações de música, dança, teatro, pocket shows e outras manifestações culturais. O projeto segue as normas da Portaria 2.162/2008, que regulamenta o Espaço Sociocultural do TJMG, denominado Desembargador Lincoln Rocha.

 

Orquestra e Coral

 

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil foram criados em 2011, por iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG. O projeto, que iniciou com 19 crianças, atende hoje a 280 jovens e é marcado por uma trajetória de sucesso, com participação em vários concertos e nas três edições da Cantata de Natal do Tribunal mineiro.

 

A iniciativa atende a crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento. Os jovens frequentam cursos de iniciação musical, canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo acústico, entre outros instrumentos. Além disso, têm aulas de inglês. Participam do projeto jovens da comunidade do Morro do Papagaio, trabalhadores adolescentes e jovens acolhidos em instituições.

 

Parceiros

 

São parceiros na concretização e manutenção do projeto o Conservatório de Música da UFMG, o Instituto Ajudar, a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), o Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam), a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG), e as Escolas Municipal Ulysses Guimarães, Integrada PBH e Estadual Dona Augusta, que sediam duas turmas de canto coral, uma delas apadrinhada pela Paróquia Nossa Senhora Rainha.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial