Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comitiva do PJe apresenta sistema em Sacramento

Comarca implanta processo eletrônico em 27 de agosto


- Atualizado em Número de Visualizações:
pje-sacramento-01.jpg
 

Sacramento é a quarta comarca do terceiro ciclo de 2018 de implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) a receber a visita de apresentação do sistema. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 22 de junho.

Monte Carmelo, Iturama e Conceição das Alagoas também receberam a vista nesta semana. As quatro comarcas passam a utilizar o sistema para a tramitação das ações cíveis, a partir de 27 de agosto.

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Antonio Carlos Parreira, responsável pelo acompanhamento das atividades da Diretoria Executiva de Informática do Tribunal (Dirfor), e o coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Judiciais da 1ª Instância, Kassioscley Dreher Ribeiro, falaram sobre as vantagens do processo eletrônico.

pje-sacramento-02.jpg
 

O PJe já foi implantado em todas as comarcas de entrância especial e, atualmente, está sendo expandido para as comarcas de segunda entrância. Além disso, cinco comarcas de primeira entrância (Belo Vale, Ferros, Estrela do Sul, São Domingos do Prata e Tupaciguara)  implantam o sistema como projeto piloto em julho deste ano. Veja o cronograma de implantação .

 

Vantagens do sistema

 

O PJe é um sistema informatizado que transfere todo o procedimento judicial para o meio eletrônico. Assim, o armazenamento e a manipulação dos autos dispensam o uso de papel, proporcionando economia de custos com esse recurso e alinhando a iniciativa às práticas de sustentabilidade ambiental.

 

A implantação do sistema também traz outros benefícios, como a otimização dos espaços nos fóruns e tribunais, a diminuição de gastos com materiais necessários ao arquivamento e guarda de autos, o acesso em tempo integral ao processo, a rapidez na comunicação dos atos processuais, a facilidade de intimação e a redução da burocracia e das tarefas cartoriais. O PJe também contribui para dar efetividade ao princípio constitucional da razoável duração do processo, pois agiliza o andamento processual.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial