Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comerciantes atendidos por programas sociais expõem no TJMG

Próximas exposições da Feira Cidadania Solidária serão no Fórum Lafayette e na Unidade Raja


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia2-feira-cidadania---11-6-19.jpg
Servidores conferem bichinhos de tricô e outros produtos artesanais de pano no primeiro dia de feira

Bolos, pães, biscoitos, geleias, peças bordadas a mão, roupas e até produtos exclusivos encantaram o público que esteve na Feira Cidadania Solidária, nesta terça-feira, 11 de junho, no Espaço de Convivência do Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas, em Belo Horizonte.

Os expositores são pessoas atendidas por programas sociais da Prefeitura de Belo Horizonte que têm dificuldades de inserção no mercado de trabalho. São 40 barracas que vendem produtos artesanais, muitas vezes produzidos pelos próprios feirantes.

A feira é uma parceria do TJMG com a Prefeitura de Belo Horizonte e tem o objetivo de promover a inclusão social e produtiva na cidade. A inciativa prevê o funcionamento mensal da feira nas três unidades da Justiça mineira em Belo Horizonte, sempre das 9h às 16h.

Fonte de renda

A comerciante Barbara Ferreira, de 35 anos, expôs colares e pulseiras produzidos com materiais reaproveitados e que podem funcionar como difusores de óleos essenciais. “Meus pais desenvolveram um trabalho de produção de mosaicos com madeiras que seriam descartadas, recolhidas de móveis e tacos de casas antigas. As sementes são de coletas sustentáveis, dentro do tempo ideal da planta”, explica a feirante. A empresa familiar faz parte do grupo de economia solidária contemplado no programa da prefeitura.

Já a aposentada Norma Figueiredo, de 62 anos, estava expondo panos de prato pintados e bordados a mão. Segundo ela, a renda gerada com a feira é importante para completar a aposentadoria.

“Além do dinheiro, esse trabalho é importante para minha saúde mental. Quando meus filhos cresceram, se tornaram independentes e saíram de casa, eu fiquei muito ansiosa. Por recomendação médica, procurei ocupar meus dias, e foi aí que surgiu a ideia de pintar e bordar panos de prato. Participo de diversas atividades voltadas para a terceira idade”, conta a aposentada.

Público

noticia-personagem-feira-solidaria-11.06.19.jpg
A publicitária Silvia Monteiro sempre prestigia o evento, que reúne 40 artesãos

A servidora Silvia Monteiro de Castro Lara Dias, publicitária que trabalha na Comunicação Visual do TJMG, disse que sempre vem prestigiar a feira no Edifício Sede.

“Gosto muito dessa iniciativa, pois é uma forma de ajudar a quem precisa, já que os expositores são pessoas atendidas por programas sociais da prefeitura da capital. Outra vantagem é divulgar a existência desse Espaço de Convivência, já que muitas pessoas que trabalham na sede não conhecem o local”, afirma a servidora.

O evento reúne 20 representantes do Espaço da Cidadania e 20 do Centro Público de Economia Solidária, programas vinculados à prefeitura.

Amanhã, 12 de junho, a feira estará no pátio do Fórum Lafayette e, no dia 13 de junho, no saguão do auditório da Unidade Raja Gabaglia do TJMG.

Serviço

Feira Cidadania Solidária

12 de junho, no Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1.549)

13 de juho, na Unidade Raja Gabaglia (Avenida Raja Gabaglia, 1.753)

Das 9h às 16h

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial