Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Começa a 17ª Semana dos Museus no TJMG

Memória do Judiciário Mineiro preparou intensa programação para o período


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia01_17--Semana-dos-Museus-no-TJMG-14-05-19.jpg
No salão de entrada do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede do Museu da Mejud, foi montada exposição com objetos que contam a história da escrita

Começou ontem, 13 de maio, e vai até 19 de maio a 17ª Semana Nacional de Museus, que este ano aborda o tema “A experimentação da escrevedura: uma imersão nas transformações da escrita”. Participante desse evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) preparou uma intensa programação para celebrar a data.

No salão de entrada do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede do Museu da Mejud, foi montada uma exposição com objetos que contam a história da escrita, como canetas bico de pena e esferográficas e máquinas de escrever e calcular de diferentes épocas. O ambiente traz uma atmosfera de nostalgia para aqueles que chegaram a utilizar alguns desses equipamentos no passado. Uma das peças curiosas é uma réplica de ábaco, instrumento de cálculo inventado há mais de três mil anos.

No dia 15, quarta-feira, a partir de 14h30, monitores da Mejud promoverão uma oficina com adolescentes trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) que atuam no TJMG. Os jovens terão a oportunidade de construir uma caneta bico de pena com canudinhos plásticos e manusear máquinas de datilografia, objetos muito utilizados antes da popularização dos computadores e da internet. Os documentos produzidos com o material artesanal integrarão a exposição principal.

Antes da oficina, os adolescentes participarão do programa Conhecendo o Judiciário. Promovido pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) em parceria com a Mejud, o programa, realizado ao longo de todo o ano, visa a apresentar a estrutura e o funcionamento do Judiciário mineiro a estudantes.

Durante toda a semana, haverá visitas guiadas pelo interior do Palácio da Justiça. O prédio, inaugurado em 1912, é uma das relíquias arquitetônicas do período inicial da construção de Belo Horizonte. Os visitantes poderão também conhecer documentos e objetos históricos, bem como o mobiliário do Salão da Corte e das antigas salas de audiências do Tribunal de Justiça.

O Palácio da Justiça Rodrigues Campos está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.420, no Centro da capital mineira, e estará aberto de 13 a 17 de maio, das 9h às 17h. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (31) 3237-6224 ou pelo endereço eletrônico mejud@tjmg.jus.br.

A escrita

Difícil libertar-se do passado e mais ainda da importância das relações que estabelecemos com ele. É através desse tempo anterior que conceitos, lendas, ritos, costumes, hábitos e histórias a nossa volta alcançam legitimidade.

Esse conjunto de saberes culturais, estabelecidos ao longo da história e reconhecidos como tradições, proporcionam às novas gerações um conhecimento sobre sociedades antepassadas, além de constituir uma importante ferramenta para autenticação de saberes atuais. A escrita, em sua gênese, é um dos suportes que garantem a continuidade das tradições.

Promovida pelo Museu do Judiciário Mineiro, as ações da 17ª Semana Nacional de Museus visam oferecer uma viagem através da experimentação dos vários tipos de instrumentos utilizados para registrar as marcas e os documentos produzidos ao longo da história do TJMG. O objetivo é possibilitar ao visitante uma reflexão a respeito das tradições que foram sedimentadas por essa instituição.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial