Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Viçosa firma parcerias para virtualização

Meta é digitalizar 6,5 mil processos, em parceria com OAB, Univiçosa e Caixa de Assistência de Advogados


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-digitalizacao-servidoresOAB.jpg
Turma da Comarca de Viçosa, composta de servidores, estagiários e colaboradores parceiros, com parte dos processos que serão digitalizados

Bastou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, anunciar o Projeto Virtualizar, para que comarcas do interior se mobilizassem. Na Comarca de Viçosa, foi assinado nessa segunda-feira (10/8), um termo de cooperação com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 91ª subseção; o Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) e a Caixa de Assistência dos Advogados, para a virtualização, até o final do ano, de aproximadamente 6,5 mil processos cíveis ativos.  

O Projeto Virtualizar é um dos pilares do Programa de Justiça Eficiente (Projef),  lançado no início da gestão do desembargador Gilson Lemes, em julho deste ano. O termo de cooperação firmado pela Comarca de Viçosa prevê um grande mutirão de servidores, estagiários da universidade e uma empresa contratada pela OAB para instalação de equipamentos e alocação de mão de obra.

Funcionamento

Assim que o Projeto Virtualizar foi anunciado, as juízas Daniele Viana da Silva Vieira Lopes e Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço, titulares da 1ª e 2ª varas de Viçosa, respectivamente, iniciaram a busca de parcerias para colocar a ideia em prática. E logo obtiveram o apoio da OAB local e a Univiçosa, velhos parceiros da Comarca. A Univiçosa há anos trabalha em parceria com a Comarca, ao manter no campus da universidade uma unidade do Posto Avançado Pré-processual (Papre), onde alunos do curso de Direito, com suporte de magistrados e servidores, promovem conciliação entre as partes, representando uma extensão do Cejusc.  

not-digitalizacao-juizasGiovanna-Daniela-.jpg
Juízas Giovana Travenzolli e Daniele Viana mobilizaram parcerias para viabilizar o trabalho que virtualizará 6,5 mil processos

De acordo com a magistrada Daniele Viana, a digitalização dos processos se concentrará em dois locais específicos: na sede da OAB de Viçosa e na sala do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca. “Assim que tomamos conhecimento do Projef, iniciamos a busca pelas parcerias, pois entendemos que a virtualização dos processos é muito importante para nós magistrados, servidores, advogados e a população em geral”, observou a magistrada.

O termo prevê que os 6,5 mil processos cíveis ainda em papel sejam digitalizados na sede da OAB, onde vão atuar estagiários cedidos pela ordem e a Univiçosa. Na sede da OAB também serão digitalizados outros 500 processos cíveis da Vara de Infância e Juventude. A OAB e Univiçosa cederam também vários equipamentos, principalmente computadores e aparelho de escaneamento. Além dos estagiários da OAB e Univiçosa, funcionários da empresa Multicor, contratada pela OAB, ajudarão na digitalização. A empresa também entra na parceria com equipamentos (computadores e scanners).

Sequência numérica

O trabalho começou com os processos finalizados com o número zero e obedecerão uma sequência numérica.  “Ainda não temos uma previsão de quando encerraremos todo o processo de digitalização. À medida em que o trabalho for caminhando, teremos uma noção, mas nossa intenção é digitalizar tudo até dezembro”, detalha a magistrada. 

not-digitalizacao-servidoraOAB.jpg
Com ajuda da OAB, Univiçosa e Caixa de Assistência de Advogados, a virtualização em Viçosa já serve de exemplo para outras comarcas

Na sala do Cejusc, servidores da Comarca se encarregarão de digitalizar apenas os processos que tramitam em segredo de justiça. Como o número de processos, nesse caso, é bem menor, a previsão é que sejam totalmente digitalizados até o final de agosto.

Segundo a magistrada Daniele Viana, a iniciativa da Comarca de Viçosa deverá ser seguida por outras: “Já estamos recebendo ligações de colegas magistrados e de outras subseções da OAB, interessados em agilizar a virtualização.” 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial