Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Itapecerica realiza casamento coletivo

Iniciativa oficializou a união estável de 18 casais da região


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-casamento-comunitorio.jpg
O casamento de 18 casais foi realizado pelo diretor do foro de Itapecerica, juiz Altair Rezende de Alvarenga (ao centro) (Crédito: Divulgação TJMG)

O juiz Altair Rezende de Alvarenga, diretor do foro de Itapecerica, região Oeste de Minas Gerais, realizou, no último sábado (2/7), o casamento de 18 casais que viviam em união estável. O evento faz parte do Projeto de Conversão de União Estável em Casamento, criado pela comarca. Realizada por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, a iniciativa recebeu o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo, da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itapecerica e da iniciativa privada.

Segundo o juiz Altair Rezende de Alvarenga, o projeto surgiu a partir de iniciativas bem-sucedidas de outras comarcas mineiras. Na Comarca de Itapecerica não foi diferente. Após a publicação de um edital convocando pessoas que viviam em união estável, 18 casais foram selecionados para participar da cerimônia, totalmente gratuita.

“A seleção dos casais foi feita de acordo com o que prevê a lei que define uma união estável. O próximo passo foi realizar a cerimônia de casamento de 18 casais. Um verdadeiro ato de cidadania em nossa comarca”, disse o juiz Altair Rezende de Alvarenga.

not-2-casamento-comunitorio.jpg
Para o juiz Altair Rezende de Alvarenga, a iniciativa permite aos casais adquirirem direitos no âmbito previdenciário e civil (Crédito: Divulgação TJMG)

Ao final da cerimônia, os 18 casais, que tinham tempo de união estável variado, receberam as certidões de casamento civil. “Ao converter as uniões estáveis em casamento, cuidamos da instituição mais importante de nossa sociedade, que é a família. Estamos garantindo aos cônjuges oportunidades de direitos no âmbito previdenciário e civil, além de proporcionar mais estabilidade emocional, familiar e social a toda a comunidade, resgatando um hábito milenar. Ao mesmo tempo, fortalecemos psicologicamente os casais, além de beneficiar indiretamente filhos e demais pessoas que convivem no seio familiar”, ressaltou o magistrado.

O casamento coletivo foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Itapecerica. Os casais ainda participaram de um sorteio de diárias nos dois hotéis-fazenda da cidade. A cerimônia foi transmitida ao vivo por meio das redes sociais da Câmara Municipal de Itapecerica.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial