Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cineclube TJ exibirá filme gravado no Fórum Lafayette

"Foro Íntimo" será exibido em 24/9, às 20h, pelo YouTube, e haverá conversa com o diretor após a exibição


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-cineclub-foro-intimo-21.09.20.jpg
O filme inaugura um novo formato do Cineclube TJ, em função da pandemia de covid-19: a exibição pela internet

Inteiramente gravado nas dependências do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, e tendo como personagem central um juiz de direito, o premiado filme brasileiro Foro Íntimo será exibido na próxima quinta-feira (24/9), às 20h, inaugurando um novo formato do projeto Cineclube TJ: a exibição será pelo canal oficial do TJMG no YouTube. Após a exibição, o diretor Ricardo Mehedff participará de uma conversa com os espectadores, em um chat aberto.

“A fim de garantir a segurança de seus frequentadores, o Cineclube TJ se adequou aos novos tempos de isolamento social e foi criado o Cineclube TJ em casa, que exibirá filmes nacionais da melhor qualidade, mantendo o formato interativo”, observa o desembargador Matheus Chaves Jardim, coordenador do projeto.

Inspirado em fatos reais, Foro Íntimo retrata a vida de um juiz criminal responsável pelo julgamento de traficantes. Ameaçado de morte e sob forte esquema de segurança, ele é forçado a viver longe de sua família, dentro do fórum onde trabalha.

not-filme-2.jpg
O personagem central do filme é um juiz criminal que, ameaçado de morte, é forçado a viver longe de sua família, dentro do fórum onde trabalha

Acuado pelo crime

Rodada em preto e branco, em 2015, durante os 16 dias de recesso do Fórum Lafayette, a história foi construída a partir de notícias de jornal sobre juízes vivendo sob proteção policial, algumas vezes confinados em seus gabinetes, dia e noite, para diminuir os riscos de serem alvos de atentados durante seus deslocamentos.

Ao longo da pesquisa que conduziu para a elaboração do roteiro, Mehedff realizou entrevistas com magistrados de vários estados brasileiros, a fim de construir um “juiz fictício” para o filme. Nesse processo, ele afirma que lhe chamou a atenção a perspectiva de um sistema judiciário acuado pelo crime, com juízes vivendo separados desse mundo por uma tênue linha.

No filme, o personagem central, o juiz Dr. Teixeira, interpretado pelo ator Gustavo Werneck, vive uma rotina inquietante em seu gabinete, transformado em casa, de maneira improvisada. Cercado por agentes de polícia 24 horas por dia, o magistrado começa a vivenciar situações de ansiedade, claustrofobia e paranoia, e passa-se a sentir um prisioneiro.

not-filme-1.jpg
O Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, é um dos protagonistas do filme, que foi 100% gravado dentro de suas dependências

Fórum Lafayette

“O fato de o filme ter sido 100% rodado dentro do Fórum Lafayette, um fórum de verdade, foi determinante para a realização dele e para que ficasse como ficou. Isso trouxe uma verdade absurda ao filme, que eu nunca conseguiria se eu o tivesse rodado em um estúdio”, declara o diretor.

Por isso, Mehedff se diz muito grato à diretoria do foro da Comarca de Belo Horizonte à época, por ter aberto as portas para a equipe do filme. “Frequentamos o Fórum Lafayette por meses, antes de iniciar as filmagens, e conversamos com muitos juízes e advogados. Algumas imagens foram gravadas com o espaço em seu movimento real, do dia a dia; depois, conseguimos encaixar essas tomadas dentro da edição da história que estávamos contando”, explica.

Esses trechos, conta o diretor, mostram as varas em funcionamento e presos sendo levados para audiências, entre outras situações. “Digo, hoje, que o filme tem dois protagonistas: o juiz, interpretado pelo grande Gustavo Werneck, e o próprio Fórum Lafayette, que virou um personagem do filme, com suas linhas arquitetônicas, seus corredores gigantes e seu astral”, avalia.

Festivais e prêmios

Ricardo Mehedff é pós-graduado em cinema pela George Washington University. Seus filmes foram selecionados para mais de 100 festivais, incluindo alguns dos principais eventos de cinema no mundo como Roterdã, Oberhausen, Berlim, Havana, Guadalajara, Rio de Janeiro, São Paulo, Gramado, Uppsala e Toulouse. Além disso, foram comercializados para TVs de diversos países, entre eles França, Itália, Espanha, Canadá, Estados Unidos e Brasil.

Foro Íntimo, primeiro longa do diretor, foi selecionado para mais de 30 festivais pelo mundo, em 20 países diferentes, levando diversos prêmios, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro nos festivais de Londres (London International Film Festival), Buenos Aires (Festival Internacional Construir Cine), Ottawa (Creation Int. Film Festival) e Portugal (Paisagens 2018 - Sever do Vouga Int. Film Festival).

Serviço

Cineclube TJ
Exibição do filme Foro Íntimo
Data: 24 de setembro
Horário: 20h
Acesso pelo canal oficial do TJMG no YouTube.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial