Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cineclube exibe Homem Elefante

Primeira edição sob nova coordenação traz clássico do cinema


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-cineclube-homem-elefante.jpg
 

O Cineclube TJ estreia na nova gestão apresentando o clássico O Homem Elefante  (The Elephant Man, EUA/Inglaterra, 1980), na próxima quinta-feira, 19 de julho, às 19h, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

 

Nas mãos do diretor e roteirista norte-americano David Lynch, famoso por suas narrativas surreais e complexas, a história real de Joseph Merrick (no filme, denominado John) é aqui dramatizada em preto e branco. O protagonista é um garoto que, a partir dos três anos, desenvolve a Síndrome de Proteus, uma doença que deforma o corpo de forma grave. Com a morte da mãe e o descaso do pai, ele segue encarando sofrimentos e humilhações por grande parte da sua vida.

 

Por conta da deformação de 90% do corpo, começa a trabalhar em números como “show de horrores” para ganhar seu sustento, sendo exibido como monstro em circos e considerado débil mental por sua dificuldade de falar.

 

Enfim o jovem é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um "esquisito", mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.

 

Ao assistir a obra, o espectador pode perceber onde está a verdadeira monstruosidade – no comportamento da sociedade. No contexto, a cruel comunidade inglesa da época.

 

Sob nova direção

O desembargador Matheus Chaves Jardim e o juiz Renato César Jardim são os novos coordenadores do Cineclube TJ.

 

O desembargador, nascido em Belo Horizonte, afirma que desde cedo já era apaixonado pela sétima arte. Enquanto todos ficavam maravilhados com as superproduções de Hollywood, ele gostava mesmo era de entrar no cinemas de bairro, onde, segundo conta, eram exibidos os filmes de terror realizados por pequenas produtoras inglesas. “Alguém se lembra, por exemplo, de Planet Films, Amicus, Anglo Amalgamated ou Hammer? Fecho os olhos e me sinto no interior do Lafayette, do Alvorada ou do São Geraldo”, recorda.

 

Perguntado a respeito de qual seria o filme que mais o marcou, ele conta da dificuldade de escolher “um dentre tantos de uma vida toda”, mas ressalta Primeira Noite de um Homem, de 1968, já exibido no Cineclube TJ.

 

O magistrado planeja, em sua atuação, seguir a mesma linha adotada pelo coordenador anterior, o juiz Magid Nauef Láuar, selecionando filmes de qualidade e evitando blockbusters (o termo, que em português significa “arrasa-quarteirão”, se refere a megaproduções de apelo massivo). Além disso, ele pretende convidar outras pessoas apaixonadas por cinema a sugerir os filmes de sua preferência para exibição na Casa.

 

O Homem Elefante foi escolhido pelo desembargador por se tratar de uma obra inspirada nos filmes clássicos das décadas de 30 e 40 do século passado. “A construção da narrativa em pequenos cortes, o cenário lúgubre da Londres Vitoriana, a magistral atuação de John Hurt, tudo isso me inspirou a escolha. Recordo-me de ter visto o filme em 1980 no Cine Palladium e ver que a plateia estava absorta”, conta.

noticia-Cine-Club.jpg
O desembargador Matheus Jardim, com formação em cinema, é o novo coordenador do Cineclube TJ

Cineclube

 

O Cineclube TJ tem trazido cultura, informação e entretenimento aos servidores, magistrados e ao público externo desde 2003. Criado pelo desembargador Sérgio Braga, o programa exibiu cerca de 100 obras da sétima arte, com todas as sessões acompanhadas de comentários e debates. Com o falecimento do magistrado em 2010, o Cineclube foi desativado.

 

Em 2014, a atração foi reativada, ganhando o nome de Cineclube Desembargador Sérgio Braga. O juiz Magid Láuar, cinéfilo e colecionador de filmes, esteve à frente do projeto por cerca de cinco anos, trazendo continuidade e prestígio à iniciativa.

 

Ao longo desse período, têm sido exibidas, todas as últimas quintas-feiras do mês, obras importantes da história cinematográfica, precedidas de apresentações e seguidas, ao final, de discussões sobre os temas abordados pelos filmes. Em ocasiões especiais, houve ainda edições temáticas.

 

Em maio de 2017, estreou a primeira exibição audiovisual destinada aos deficientes visuais, projeto idealizado pelo servidor Alexandre Garcia e executado em parceria com a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

 

Serviço

Quinta-feira, 19h

Rua Goiás, 253, Centro – BH

Duração: 124 min

Comentários:Desembargador Matheus Chaves Jardim

Entrada franca.

Assista ao trailer.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br 
facebook.com/TJMGoficial/ 
twitter.com/tjmgoficial 

flickr.com/tjmg_oficial