Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ciclo Mulheres que Inspiram apresenta trajetória da escritora Paula Pimenta

Determinação foi fator crucial para sucesso da jornalista que abraçou a literatura


- Atualizado em Número de Visualizações:
 

 

 

 

 

Not-live-Paula-Pimenta.jpg
A escritora Paula Pimenta abordou sua trajetória, que a consagrou com uma escritora brasileira de sucesso (Crédito: Cecília Pederzoli)

Do estudo do jornalismo à preferência pela redação de crônicas e, em seguida, o mergulho na literatura. Esse é o resumo da trajetória da escritora Paula Pimenta, expositora, nesta quinta-feira (14/10), do ciclo "Mulheres que Inspiram Pessoas e que Superam os Desafios da Atualidade".

A iniciativa da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), transmitida pelo YouTube, teve o tema "Como realizei meu sonho de ser escritora".

Paula Pimenta é conhecida principalmente por suas séries de livros Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série. As obras foram publicadas, além do Brasil, em países da América Latina e da Europa, como Espanha, Itália e Portugal.

O seu livro Cinderela Pop, lançado na Itália, recebeu o título Cenerentola Pop. Saiba mais sobre a trajetória da escritora.

 

Na palestra, Paula Pimenta disse que desde criança tinha aptidão para escrever e foi estimulada pela mãe a ler bastante.

Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas. Contudo, seus textos se aproximavam mais de crônicas do que de notícias e reportagens — segundo comentários dos próprios professores —, o que a estimulou a ser escritora.

A trajetória profissional teve início quando foi contratada pelo jornal O Tempo e pela revista Veja, como cronista.

Not-live-Paula-Pimenta-des.Evangelina.jpg
A desembargadora Evangelina Castilho Duarte foi a mediadora do evento virtual (Crédito: Cecília Pederzoli)

Posteriormente, ela foi morar em Londres e escreveu o livro Fazendo Meu Filme 1

A obra apresenta o universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida de continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Fazendo Meu Filme 1 acabou virando uma série de quatro volumes. Em 2011, Paula Pimenta lançou nova obra, Minha Vida Fora de Série. Também já foram publicadas quatro sequências.

Grande parte dos textos se baseia em sua vida pessoal, revelou. Paula Pimenta atribui seu sucesso profissional à determinação e à dedicação ao trabalho.

Not-live-PaulaPmenta-Des.Mariangela.JPG
A desembargadora Mariangela Meyer conduziu a palestra virtual (Crédito: Cecília Pederzoli)

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Evangelina Castilho Duarte foi a mediadora do evento. A magistrada destacou a importância da obra publicada por Paula Pimenta, principalmente, por motivar adolescentes a aprofundar o hábito da leitura

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz, participaram da abertura da palestra virtual, que foi conduzida pela desembargadora Mariangela Meyer.

Veja a palestra na íntegra. 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial