Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Alunos da Educação aprendem com Cejusc de Viçosa

Mediação escolar e a comunicação aplicada em resolução de conflitos foram temas


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia1-Encontro-Cejusc-Vi_osa-na-UFV.jpg

Estudantes de Educação da UFV aprendem sobre métodos de mediação e resolução de conflitos 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Viçosa realizou dois encontros com os alunos da Educação para tratar da Cultura de Paz nas escolas e da utilização da Comunicação Não Violenta. A iniciativa atendeu ao convite da chefe do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, Cristiane Aparecida Baquim.

No primeiro encontro, em 4 de maio, o tema trabalhado foi a Teoria da Comunicação Aplicada à Resolução de Conflitos, ministrado pela assistente judicial Fernanda Souza Barral e pela assistente jurídica do Cejusc, Patricia de Souza Faria Lima. O momento foi marcado por troca de vivências entres as palestrantes e os participantes.

Já no dia 11 de maio, o tema trabalhado foi a utilização de métodos autocompositivos nas escolas, como a Mediação Escolar e os Processos Circulares empregados na Justiça Restaurativa. Os estudantes do departamento de Educação mostraram-se atentos às necessidades atuais apresentadas pelas escolas, diante do crescente índice de violência registrado em pesquisas.

Na avaliação da assistente jurídica Patrícia Lima, é um ganho para a educação e para a sociedade receber profissionais capacitados de forma multidisciplinar. "É gratificante para o Cejusc contribuir para a difusão da Cultura de Paz no ambiente escolar", acrescentou. 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial