Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc de Caratinga lança livro para o público infantojuvenil

Vara da Infância e Superintendência de Ensino são parceiros


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em Caratinga, uma iniciativa do Judiciário vai estimular a produção cultural e artística entre meninos e meninas em idade escolar. Trata-se do projeto Macaco Vermelho, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, realizado em parceria com a Vara da Infância e a Superintendência Regional de Ensino do município. Em 26 de junho, como uma das linhas de atuação do projeto, será lançado o livro A História do Macaco Vermelho, de autoria do juiz Anderson Fábio Nogueira Alves, titular da Unidade Jurisdicional Única do Juizado Especial de Caratinga e coordenador do Cejusc local.

 

A história pretende promover a reflexão sobre a aceitação da individualidade de cada sujeito, ao narrar a história de um macaco de pelo vermelho que acaba mudando sua aparência e conclui, em seguida, com a ajuda dos amigos, que o melhor é voltar à sua cor original. Os desenhos são de autoria de Camilo Lucas, artista de Caratinga, e a obra foi organizada pelo professor Eugênio Maria Gomes, com edição da Funec.

 

A Fundação Educacional de Caratinga e Ycaramby Ranch custearam a impressão da obra, que será vendida ao preço de R$ 15. Toda a renda será destinada às casas de acolhimento de menores.

livro-juiz-caratinga-01.jpg
O juiz Anderson Fábio Nogueira Alves, titular da Unidade Jurisdicional Única do Juizado Especial de Caratinga e coordenador do Cejusc, é o autor do livro

Selo Macaco Vermelho

 

O projeto Macaco Vermelho objetiva, entre outros aspectos, incentivar a cultura da produção literária e artística na comarca, com a criação de um calendário e a publicação permanente de trabalhos, e visa além disso à criação de uma fonte de renda permanente para as casas de acolhimento da comarca – o Lar das Meninas e a Amigos dos Meninos Assistidos de Caratinga (Amac). Com o projeto, busca-se ainda o estreitamento de laços da comunidade, especialmente crianças e adolescentes, com as instituições parceiras, o TJMG e os órgãos de educação, entre outros interessados. Outra proposta é melhorar a visualização e aumentar a capilaridade da atuação do Poder Judiciário, em especial a Justiça da Infância e da Juventude e o Cejusc.

 

Por meio do projeto, foi criado um “selo” do Cejusc local, o Selo Macaco Vermelho, que reunirá a publicação periódica de livros com textos, desenhos e letras de música de autoria de crianças e adolescentes da comarca. A primeira fase do projeto é a publicação do livro A História do Macaco Vermelho, que apresentará o personagem-título. 

 

“O personagem Macaco Vermelho já existia: era um relato que eu criei e contava para as minhas filhas, que hoje têm 10 e 6 anos. A história acabou indo ao encontro do projeto, que foi pensado como uma forma de o Judiciário se aproximar de maneira mais lúdica do público escolar”, explica o magistrado autor do livro. O personagem será usado para identificar o Cejusc e outros serviços da Justiça, perante o público infantojuvenil, permitindo que as crianças o associem ao Judiciário mineiro.

livro-juiz-caratinga-02.jpg
 

Fases do projeto

 

A partir do lançamento do livro, o personagem Macaco Vermelho será usado como material pedagógico nas escolas da rede de ensino regular. Estão previstas também palestras do juiz nas escolas, sobre temas a serem indicados pelas próprias instituições de ensino, de acordo com a temática que seja mais adequada ao projeto pedagógico em desenvolvimento. Um dos temas trabalhados nas instituições de ensino locais, neste ano, é a não violência.

 

Está prevista ainda a publicação de editais para a escolha dos trabalhos a serem publicados em obras posteriores, com prioridade para temas relacionados à infância e juventude e à defesa do meio ambiente. Serão selecionados textos – categoria aberta a todos os alunos da rede de ensino – e trabalhos de artes plásticas e na área de música. Essas duas últimas categorias serão restritas a escolas ou receberão trabalhos indicados pela rede de assistência social.

 

A seleção dos trabalhos será feita por comissão julgadora composta por magistrado ou promotor de justiça da infância e juventude, comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, superintendente regional de ensino, representante da sociedade civil indicado pelos parceiros financiadores do projeto e uma personalidade convidada, indicada pela Academia Caratinguense de Letras e Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas.

 

Serviço

Lançamento do livro A História do Macaco Vermelho

26 de junho, 19h

Auditório Celso Simões Caldeira – Unec 1

Avenida Moacir de Matos, 49, Centro, Caratinga/MG


Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial