Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ceja recebe visita de organismo italiano que atua na adoção internacional

Comissão Estadual Judiciária de Adoção reuniu-se com a Il Mantello na Corregedoria


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Visita-equipe-italiana-CEJA._3.jpg
O corregedor-geral Corrêa Junior, presidente da Ceja (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Representantes do organismo italiano Il Mantello - Associazione di Volontariato per la Famiglia e L’adozione (Associação de Voluntários para a Família e Adoção), cadastrado na Autoridade Central Administrativa Federal (Acaf), reuniram-se com integrantes da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) nesta quinta-feira (23/3), na Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O encontro teve como objetivo a troca de experiências e o estreitamento das relações entre o organismo e a Ceja Mineira. A Il Mantello atua no campo da adoção internacional nos termos da Convenção de Haia de 1993, relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional, e possui um histórico de sucesso nas adoções promovidas em Minas Gerais há anos.

“Estamos conscientes de que temos que trabalhar muito para inserir essas crianças e adolescentes em famílias e reconhecemos a importância da adoção internacional”, afirmou o corregedor-geral de Justiça e presidente da Ceja, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. O magistrado disse ao grupo italiano que a Corregedoria está atenta à questão, que será um dos temas debatidos durante o 32º Encontro de Capacitação da Corregedoria-Geral de Justiça (Encor), que será realizado em Montes Claros, no Norte de Minas, entre os dias 29 e 31 de março.

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG e integrante da Ceja, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, falou sobre sua trajetória na área da Infância e da Juventude, iniciada há 20 anos. Ela relembrou também a visita que fez à Itália, em 2010, que deu a ela mais segurança para tomar decisões sobre as adoções realizadas por pessoas daquele país.

Not---Visita-equipe-italiana-CEJA._4.jpg
 Integrantes da Ceja e da Il Mantello se reuniram na Corregedoria-Geral de Justiça (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A presidente do Il Mantello, Gerardina Paciello, presenteou a Ceja com um calendário ilustrado com fotografias de famílias italianas compostas por crianças e adolescentes estrangeiros. A representante nacional da Il Mantello, Carolina Belotti Junkes, destacou a importância de pessoas dedicadas à causa. Ela disse que a associação tem observado que os pretendentes à adoção estão mais abertos à adoção tardia.

Para a coordenadora da Ceja, Liliane Maria Lacerda Gomes, a realização de reuniões com os organismos estrangeiros cadastrados na Acaf é de grande importância para o trabalho da comissão. Segundo ela, encontros como o realizado com a Il Mantello possibilitam o estreitamento de laços e a troca de experiências, sempre com foco na celeridade e no bem-estar das crianças e dos adolescentes adotados.

Também participaram da reunião o desembargador Peixoto Henriques, o juiz Afrânio José Fonseca Nardy e o titular da Delegacia de Imigração, Cristiano Costa Silva; o tesoureiro da Il Mantello, Pasquale D'Avino; o conselheiro da Il Mantello, Antônio Somma; a psicóloga Cristiane da Silva Sarmento Moreira, a assistente social Conceição de Maria Camurça Citó e a servidora Ana Christina Bensemann da Costa Cruz.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG - Unidade Fórum Lafayette
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial