Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Campo Belo e Itabirito lutam contra a violência em casa

Campanhas alertam moradores para necessidade de mudanças de atitudes nas famílias


- Atualizado em Número de Visualizações:
not3-justica-pela-paz-campo-belo-29.11.19.jpg
Campanha Justiça pela Paz em Casa feita em Campo Belo

A 15ª Semana da Justiça pela Paz em Casa foi marcada por atividades especiais nas comarcas de Campo Belo e Ibirité.

Em Campo Belo, foram dois dias de atividades (22 e 23/11) em que as ações contra a violência doméstica e familiar se uniram à campanha de prevenção contra o câncer de próstata (Novembro Azul).

Com o tema "Homens pelo fim da violência", o juiz Leonardo Guimarães Moreira enfatizou os impactos negativos causados pelos padrões machistas impostos pela sociedade. Já o médico urologista Maximiano Aubert Corrêa tratou da prevenção do câncer de próstata. Cerca de 500 pessoas assistiram à palestra, em sua grande maioria homens.

No dia seguinte, uma ação pública na praça central da cidade ofereceu avaliações de saúde, como checagem da pressão arterial, dosagem de glicemia e foram dadas orientações sobre a prevenção do câncer de próstata.

Uma tenda foi montada próxima ao fórum, com destaque ao tema “Homens pelo fim da violência”. A população recebeu orientações sobre a Lei Maria da Penha e informações sobre a rede de proteção à mulher existente em Campo Belo.

O juiz Leonardo Guimarães ressalta os benefícios da Semana da Justiça Pela Paz em Casa: "Em Campo Belo, temos feito um trabalho muito forte com a rede pública municipal e com as polícias civil e militar. Os resultados têm sido animadores: houve uma significativa redução dos registros de violência doméstica. Em 2017, havia uma média mensal de 50 casos; nos últimos três meses, registramos 20 casos, em média”.

Ibirité

Em Ibirité, houve palestras e ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar. No dia 22, a Patrulha Prevenção a Violência Doméstica (PPVD) e a Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher (DEAM) promoveram uma blitz educativa.

not4-justica-pela-paz-ibirite-29.11.19.jpg
Polícia Militar faz blitz educativa em Ibirité

Na segunda-feira (25/11) foi realizado o seminário “Juntos por Elas”, com a apresentação da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica de Ibirité e palestras da médica e criadora do perfil Colheres de Ouro no Instagram, Paula Veloso, e da psicóloga especializada em violência de gênero, Gabriella Cirilo. Houve também um curso de capacitação de oficiais de justiça da comarca.

No dia 26, aconteceu um seminário sobre a violência doméstica promovido pelo 48° Batalhão da Polícia Militar. Daniela Cunha Pereira, juíza da 2ª Vara Criminal ministrou uma palestra sobre "Os desafios da atuação no combate à violência contra a mulher".

Além disso, a investigadora e professora de jiu-jitsu ministrou um Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres na  1ª Delegacia de Polícia Civil de Ibirité.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial