Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Buenópolis celebra chegada de processo eletrônico

Ações cíveis, a partir de segunda, serão via PJe


- Atualizado em Número de Visualizações:
Grupo posa em tribunal do júri
O juiz Eliseu Fonseca (de gravata vermelha), tendo ao lado direito a escrivã Ioni Mayer e colaboradores, comemorou a fase informatizada na comarca

No fim do júri, o juiz Eliseu Silva Leite Fonseca, responsável pela comarca de Buenópolis, reuniu a equipe para uma foto. A ideia foi marcar a fase que se inaugura na próxima segunda-feira, 15 de julho, com o início da tramitação exclusivamente eletrônica das ações cíveis.

De acordo com o juiz, que é titular da Vara da Infância e da Juventude e de Precatórias Criminais de Montes Claros, são grandes as expectativas em torno do processo judicial eletrônico (PJe) quanto à agilidade no andamento dos processos e à redução de tarefas mecânicas na secretaria.

“É um marco, pois o estoque em papel será gradualmente eliminado e entramos num novo momento, com desafios diferentes. A comarca é de vara única, então temos todos os tipos de feitos, mas a maioria é cível”, avalia.

Segundo o magistrado, a possibilidade de movimentação dos processos em ambiente virtual vai otimizar a prestação jurisdicional, porque, havendo oportunidade, ele poderá analisar as peças, despachar e decidir de qualquer lugar, inclusive por meio de celular.

Homem diante do computador, cuja tela mostra sistema PJe
Sistema PJe é mais rápido e econômico

Para as comarcas sem juízes titulares, é um ganho de celeridade, sem falar na liberação de espaço, na redução de gastos com papel e aluguel de imóveis para arquivos. “Felizmente, temos uma estrutura muito boa, mas há fóruns, no estado, abarrotados com autos físicos”, avalia.

Convicto das vantagens da plataforma PJe, o juiz preparou o terreno. Ele realizou reuniões prévias com os servidores e advogados, separadamente, e pediu empenho e boa-vontade, para que a inovação prosperasse e, assim, facilitasse o cotidiano da comunidade.

Disposição

A equipe, nas palavras do magistrado, “vestiu a camisa”, desde a capacitação, feita a distância, há um mês. “Mesmo com alguns servidores já tendo tempo para a aposentadoria ou sendo um pouco mais velhos, não houve medo nem resistência. O grupo, que já é bem entrosado normalmente, estava motivado”, explica Eliseu Fonseca.

Os advogados também se mostraram receptivos à novidade, mesmo os mais idosos, por crerem que a transição será suave e que a ferramenta vai favorecer o trabalho diário deles.

Fachada do fórum de Buenópolis
Fórum de Buenópolis passa a receber ações cíveis no sistema PJe

A gerente de secretaria Ioni Ferreira Silva Mayer, com 66 anos de idade e 50 de serviço, lidera seis serventuários e dois estagiários e confirma a dedicação do time e a confiança no futuro.

O acervo total da comarca é de 3.664 feitos. Destes, 1.299 são processos cíveis, 360 ações de família e 78 execuções penais.

“Estamos ansiosos para mostrar que daremos conta desse passo adiante. Sejam aqueles com seus 20 e poucos, sejam os demais, todos acima de 40 anos, estão muito animados e felizes”, afirma.

A escrivã confidencia que as emoções podem até ser fortes, mas ela ama o que faz. “Apesar de em alguns momentos ter sentido a saúde um pouco debilitada, meu trabalho é minha vida, comecei com 18 anos”, declara. Se a família cobra, a resposta está prontinha: “Digo: ‘A mãe gosta disso’, e fica tudo bem, inclusive porque um dos meus filhos é oficial de justiça”, brinca.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial