Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG anuncia, em Boa Esperança, como será novo fórum

Imóvel previsto para 2020 será construído de acordo com os princípios da sustentabilidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-boa-esperanca5.jpg
Presidente Nelson Missias de Morais anuncia a entrega do novo fórum de Boa Esperança, em 2020

A comarca de Boa Esperança terá um novo fórum em 2020. A previsão de entrega do imóvel é julho de 2020.

O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e pelo juiz diretor do Foro da comarca, Ricardo Acayaba Vieira nesta sexta-feira, 9 de agosto.

O edifício do fórum Doutor Antônio S. Silveira será construído na Rua José Júlio Pereira, s/n, antiga Rua 21, Jardim Nova Esperança.

Com dois pavimentos, o novo fórum terá espaço físico para até três varas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juizados Especiais, Tribunal do Júri e setores de apoio.

Após a solenidade na Câmara Municipal de Boa Esperança, os participantes visitaram a área onde será construído o novo fórum.

noticia-boa-esperanca7.jpg
Desembargadores, o presidente Nelson Missias, o juiz Ricardo Acayaba e administradores municipais visitaram o terreno, já em obras

O presidente Nelson Missias de Morais destacou seu compromisso com Minas Gerais que é de construir dezenas de novos fóruns durante sua gestão e deixar outros encaminhados, para futuras inaugurações.

“A construção de novos prédios, com todos os requisitos de sustentabilidade, funcionalidade e conforto, garante aos magistrados e servidores melhores condições para executar seu trabalho e oferece aos cidadãos condições dignas para exercitar seu direito de peticionar e buscar na Justiça o atendimento de suas necessidades”, disse.

Quanto a Boa Esperança, o presidente Nelson Missias de Morais afirmou esperar que os bons fluidos daquele momento se espalhem pelo Brasil afora, que anda precisando de muita esperança. “Que venham coisas boas!”, exclamou.

O projeto

O projeto de construção do prédio foi apresentado pelo superintendente de obras, desembargador Amauri Pinto Ferreira.

O magistrado elogiou a coragem e o dinamismo do presidente Nelson Missias, ao determinar a construção de dezenas de fóruns nas comarcas do interior.

noticia-boa-esperanca1.jpg
O juiz Ricardo Acayaba, Antônia Maria Aparecida Costa Ferreira e Maria Celeste Guimarães apresentam o projeto, entre os desembargadores Nelson Missias, Amauri Pinto Ferreira, e José Marcos Rodrigues Vieira

O desembargador destacou também outros feitos da atual gestão como a criação de duas novas câmaras na Segunda Instância e a implementação de diversos projetos e programas, sempre visando à melhoria da prestação jurisdicional.  

O prédio terá estacionamento com 35 vagas, com bicicletário, sistema moderno de prevenção e combate a incêndio, sistema de iluminação eficiente, de controle e segurança de acesso, ar-condicionado central automatizado em todos os ambientes, o que proporciona a adequação da temperatura com economia. 

Todo projeto, idealizado pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), é feito segundo o conceito da sustentabilidade.

noticia-boa-esperanca2.jpg
Anúncio atraiu várias pessoas da comunidade de Boa Esperança à Câmara Municipal

O juiz Ricardo Acayaba Vieira explica que o atual imóvel que abriga o fórum de Boa Esperança tem uma área bastante inferior ao desejável.

Há sérios problemas de adequação dos espaços de trabalho em relação às necessidades do TJMG e da população, que supera 60 mil habitantes.

Para completar a estrutura física, foi necessária a locação de um imóvel destinado ao funcionamento do arquivo, o que traz o inconveniente da dispersão da estrutura física e os custos com o pagamento do contrato.

"Apesar dos problemas identificados em sua estrutura física poderem ser sanados por meio de uma reforma, a área do terreno não é suficiente para as obras necessárias", explicou o magistrado.

Comenda

Na oportunidade, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, recebeu a comenda legislativa “Vereador Manoel Inácio Miranda” em razão dos serviços prestados à Boa Esperança.

Manoel Inácio de Miranda foi vereador em Boa Esperança por três mandatos. Um dos primeiros empresários locais do ramo de granjas avícola, era também um filantropo. Ele deixou de candidatar-se ao cargo de vereador quando a função passou a ser remunerada.

noticia-boa-esperanca-comenda.jpg
Os vereadores Delber Augusto de Araújo e Dovik Gischewski e o presidente do TJMG, na entrega da comenda

A indicação do nome do presidente Nelson Missias de Morais para receber a medalha “Vereador Manoel Inácio Miranda” foi do vereador Von Klaus Dovik Gischewski.

O presidente Nelson Missias de Morais agradeceu a indicação e comentou que o vereador que dá nome à comenda nunca se afastou de sua vocação solidária.

“Ele encarnou o Papai Noel para todas as crianças necessitadas por mais de 15 anos. Receber a comenda, não é para mim apenas uma grande honra, é também motivo de grande emoção, pelo simbolismo da vida de seu patrono”, disse.

Presenças

Acompanharam ainda a solenidade os desembargadores do TJMG Adriano de Mesquita Carneiro, Antônio Carlos Cruvinel, Elias Camilo, Gilson Soares Lemes, José Marcos Vieira, Luiz Carlos Gambogi, Marcos Lincoln dos Santos, Otávio Augusto de Nigris Bocalini, Paulo César Dias, Rogério Medeiros Garcia de Lima e Wanderley Salgado de Paiva.

noticia-boa-esperanca6.jpg
Participantes da solenidade que anunciou o novo local do fórum

O prefeito municipal de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Boa Esperança, vereador Delber Augusto de Araújo, também estiveram presentes ao evento.

Confira no link outras fotos do evento 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial