Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Artistas levam xilogravuras ao Fórum Lafayette

Obras retratam um futuro fantástico, o presente e o passado; exposições serão no Barro Preto e na Raja Gabaglia


- Atualizado em Número de Visualizações:

Na próxima terça-feira, 26 de junho, a arte milenar da xilogravura toma conta do ambiente forense, trazendo o encanto das peculiaridades da gravura em madeira, como o contraste preto e branco, o entalhe planejado e meticuloso das matrizes, a criatividade e a tradição, aliadas ao pensamento contemporâneo e ao diálogo com as novas técnicas e tecnologias. A abertura será às 19h desta terça-feira, e as exposições ficam abertas no Barro Preto e na Raja Gabaglia, na capital mineira, até 26 de julho.

 

Na mostra principal, na Galeria de Arte do Espaço Cultural Fórum Lafayette, a artista plástica Eliana Ambrósio expõe “Arquitetura da Paisagem”.  A artista se apropria da inspiração do estilo art nouveau, que se baseava no transporte das formas e curvas da natureza para as construções humanas, e, a partir dos ornamentos e arabescos daquele movimento, cria suas representações de uma natureza fantástica, imaginada como causa da interferência do homem sobre a Terra e até de sua destruição.

 

xilo01.jpg

Gravuras de Eliana Ambrósio sugerem formas de uma natureza fantástica, mas também alertam para consequências da interferência humana no planeta

As 22 gravuras que surgem dos entalhes e estampas de Eliana Ambrósio representam essa nova natureza, que, apesar de inédita aos olhos contemporâneos, evoca formas orgânicas primitivas.

 

Mostra paralela

 

Como extensão da Galeria do Fórum Lafayette, o saguão do Fórum da Unidade Raja Gabaglia e os corredores do Fórum Lafayette recebem outros 55 trabalhos do Ateliê de Xilogravura da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG.  Com uma temática mais diversificada, representando a inspiração individual de 30 alunos da EBA, a mostra do ateliê foi organizada por Eliana Ambrósio em parceria com a professora Verona Campos Segantini.

 

xilo_grupo.jpg
Talento para unir o presente com o milenar é destaque no trabalho dos alunos da mostra paralela

 

A artista explica que, apesar da temática livre, é comum reconhecerem-se interseções estéticas entre os alunos, o que possibilitou a identificação de manifestações e tendências congruentes na montagem dessa exposição. Além da inspiração na arquitetura, aparecem também, na mostra do ateliê, formas que exploram a natureza e questões humanas como a vida e a morte.

 

Ela chama atenção ainda para a reinterpretação da técnica pelos alunos, que conseguem aliar as características da arte antiga da xilogravura aos conceitos e técnicas contemporâneos. O  resultado são gravuras que traduzem esse diálogo atualizado com o presente, seja na apresentação sobre novos suportes, por exemplo o tecido, seja na combinação da técnica tradicional com outras técnicas, como a impressão digital.

 

Xilogravura

 

A xilogravura tradicional é feita através do entalhe da madeira. As áreas onde a madeira não é retirada armazenam a tinta que estampa o papel, formando as imagens por meio do contraste do escuro da impressão com as partes claras, que são cavadas na madeira e não recebem tinta.

 

A criação exposta na mostra tem entre suas fontes alguns ornamentos da própria arquitetura, como se observa no estilo art nouveau, que se inspirava no mundo natural (reproduzindo elementos baseados na forma e no traçado de flores, folhas, ramificações, gavinhas). A partir delas, Eliana Ambrósio procura criar uma natureza fantástica.

 

Exposição Arquitetura da Paisagem

 

Galeria de Arte do Fórum Lafayette

Abertura: 26 de junho, 19h

Av. Augusto de Lima, 1.549 – Barro Preto

Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

De 27 de junho a 26 de julho