Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Arte e solidariedade enfeitam o Natal do TJMG

Trabalhos produzidos em diversas Apacs decoram o saguão do Edifício Sede


- Atualizado em Número de Visualizações:

Nesta segunda feira (18/11), quem chegou para trabalhar no Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi convidado, logo no saguão, a entrar no clima das festas de final de ano: uma enorme árvore de Natal, cercada por presépios artesanais, foi montada ali durante o fim de semana.

noticia-montagem-da-arvore-de-natal.jpg
A árvore de Natal foi montada no saguão do edifício sede durante o final de semana

Todos os enfeites, realizados especialmente para a ocasião, foram confeccionados por recuperandos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de diversas comarcas do estado.

A maioria dos presépios tem como base materiais naturais, como cipó e argila. Já os adornos da árvore foram produzidos com feltro e fitas coloridas. Destaca-se ainda, seja nos presépios, seja nos enfeites da árvore, o uso de peças de crochê.

Participaram da tarefa pessoas que cumprem pena nas Apacs de São João del-Rei, Nova Lima, Campo Belo, Inhapim, Januária, Manhuaçu, Caratinga, Paracatu e Rio Piracicaba. 

noticia3-montagem-da-arvore-de-natal.jpg
Antônio Carlos Fuzatto, primeiro à direita da árvore, e a equipe envolvida na montagem dos enfeites

Para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, a comemoração natalina, mais do que uma festa cristã, é um momento de solidariedade. “Ao convidar os recuperandos das Apacs para decorar nossa árvore, estamos ampliando esse sentimento, que deve vigorar não apenas por ocasião do Natal, mas durante todo o ano.”

O presidente lembrou que o apoio às Apacs é um projeto estratégico do TJMG, que tem liberado recursos de penas pecuniárias para sua manutenção e ampliação.

De acordo com o presidente da Apac de São João del-Rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto,  participar da montagem da decoração de Natal do TJMG foi uma experiência enriquecedora tanto para ele quanto para os recuperandos. “Além de divulgar o artesanato feito nas Apacs, a experiência trouxe um envolvimento muito grande de todos e foi um excelente exercício de criatividade”, ressaltou.

Papai Noel do TJMG

Também como parte das comemorações natalinas, magistrados, servidores e demais colaboradores do Judiciário mineiro podem retirar cartinhas do Papai Noel do TJMG até a próxima sexta-feira (22/11), quando também termina o prazo para a entrega dos presentes.

Por meio da campanha, realizada em parceria com os Correios, são também apadrinhadas cartas de meninos e meninas da creche Nutris e do TJ Criança Abriga, instituições fundadas e mantidas por magistrados e servidores.

A campanha Papai Noel dos Correios é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da qual o TJMG participa desde 2008. Em todos esses anos de parceria, foram atendidos mais de 20 mil pedidos para o Papai Noel. No ano passado, apenas em Belo Horizonte, foram apadrinhadas 1.138 cartinhas no TJ.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial