Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Arcos cria projeto para crianças de baixa renda

Entrega dos presentes contou com a presença do Papai Noel


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-natal-em-arcos.jpg
Crinças de 5 a 12 anos, de três escolas municipais de Arcos, participaram da iniciativa escrevendo cartas que foram apadrinhadas pelo projeto

A cartinha para o Papai Noel é escrita com a letra vacilante de quem ainda está nos primeiros anos escolares. Nela, está expresso mais que o simples desejo de ganhar um brinquedo. O texto, em poucas linhas, é a expressão da inocência de uma criança que mantém a fé na existência real – e não apenas imaginária – de um velhinho de cabelos e barba longos e brancos, dono de uma fábrica no Polo Norte, na qual duendes produzem brinquedos, distribuídos às crianças do mundo inteiro no Natal...

A fim de manter acesa nas crianças a chama dessa fantasia, magistrados e servidores do Judiciário, pelas diversas comarcas mineiras, mobilizaram-se, neste fim de ano, para garantirem a meninos e meninas, em situação de vulnerabilidade social, os desejados pedidos enviados ao Papai Noel. A comarca de Arcos (Centro-Oeste de Minas), por iniciativa da diretora do foro, juíza Juliana de Almeida Teixeira Goulart, também foi contagiada por esse clima de Natal, realizando um projeto de doação de presentes para crianças de baixa renda.

A iniciativa envolveu servidores da comarca, advogados e promotores, que apadrinharam as cartas, e três escolas municipais – José Bonifácio Gonçalves, Professora Olinda Veloso e Yolanda Amorim de Carvalho. Foram escolhidas 10 crianças, de 5 a 12 anos de idade, em cada uma dessas instituições educacionais, para escreverem cartinhas destinadas ao Papai Noel relatando o que gostariam de ganhar no Natal. Os padrinhos, então, esforçaram-se para atender a cada um dos pedidos.

“Até então, uma árvore de Natal era montada no fórum e qualquer pessoa podia deixar ali suas cartinhas. Assim, não sabíamos a real necessidade de cada um que deixava o pedido ali. Isso desmotivava os servidores. Neste ano, pedi à assistente social da comarca que fizesse contato com a direção de três escolas localizadas nos bairros mais pobres da cidade”, conta a magistrada. As diretoras, juntamente com a assistente social, selecionaram as crianças que se encontravam em maior situação de vulnerabilidade social e financeira para serem beneficiadas pelo projeto.

A entrega dos presentes aconteceu na manhã da última quarta-feira, 12 de dezembro, no fórum local. Para marcar o momento em grande estilo, e criar uma atmosfera de encantamento para as crianças, o evento contou com a presença do Papai Noel. Também foi servido um lanche para a meninada, os colaboradores do projeto e os funcionários das escolas que acompanhavam os alunos. “Foi um momento lindo, muito emocionante. Teve criança que nos contou que nem dormiu de noite, na expectativa de ver o Papai Noel. Conseguimos bicicletas, patins, exatamente o que cada um queria ganhar”, conta a juíza.

Diante do sucesso da empreitada, a magistrada pretende ampliar a iniciativa, para que ela permaneça como um projeto anual na comarca. “Gostaria de deixar esse legado para Arcos”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial