Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Araguari recebe palestra sobre violência escolar

Justiça restaurativa também esteve na pauta da apresentação


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia01_violencia-escolar-araguari-23-04-19.jpg
A juíza Danielle Pozzer (primeira à esquerda) ressaltou que a Vara da Infância e da Juventude da comarca de Araguari está atenta aos casos de violência escolar.

No último dia 16 de abril, o promotor de justiça da comarca de Uberlândia, Jadir Cirqueira de Souza, ministrou palestra com o tema “Violência Escolar e Justiça Restaurativa” nas dependências do Fórum Oswaldo Pierucceti, na comarca de Araguari. Ele atendeu ao convite encaminhado pela juíza Danielle Nunes Pozzer, da 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Araguari.

A palestra foi dirigida aos diretores das escolas estaduais, municipais e da rede particular de ensino de Araguari. O promotor Felipe Gomes de Araújo, que atua nas causas que envolvem Infância e Juventude em Araguari, esteve presente, bem como integrantes do Conselho Tutelar e do Comissariado local.

Durante sua fala, o promotor Jadir Cirqueira falou sobre os desdobramentos da violência nas escolas, com foco nos atos de indisciplina, as situações de risco e os atos infracionais propriamente ditos. Ele pontuou qual deve ser a atuação da direção da instituição de ensino diante dessas condutas, descrevendo as funções do Conselho Tutelar e da própria Vara da Infância e da Juventude.

O palestrante abordou os princípios da justiça restaurativa e enfatizou que eles podem ser aplicados pela própria escola, quando bem absorvidos pelos praticantes da metodologia.

noticia03_violencia-escolar-araguari-23-04-19.jpg
Público considerável assitiu à palestra, que também abordou justiça restaurativa

Ao final, a juíza Danielle Nunes Pozzer agradeceu a presença das pessoas que comparecem ao fórum e ressaltou que a Vara da Infância e da Juventude da comarca de Araguari está atenta aos casos de violência escolar e busca métodos alternativos de solução dos conflitos. Ela finalizou sua exposição dizendo que conta com a colaboração das instituições de ensino da comarca e da rede de proteção da infância e da juventude de Araguari.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial