Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Aquecendo os tamborins, LesViannas dão show no TJMG

Com samba e bom humor, cantoras se apresentam no Intervalo Cultural


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia3-intervalo-cultural.jpg
LesViannas relembraram sucessos de Ary Barroso a Braguinha, com muitas vozes e muito charme

No meio musical, ouvir “Vianna” impacta. É o sobrenome que o mestre Pixinguinha compartilha com outros compositores, intérpretes e instrumentistas: do Herbert dos Paralamas à pegada orquestral dos irmãos Marcus e Andersen, filhos de Sebastião – este revisor e assistente de Villa-Lobos –, passando pelo congadeiro Hélder e pelo piano imponente de Lincoln, Carmen e Aline Vianna.

Quem sabe disso já ficou na expectativa com o Intervalo Cultural desta sexta (21/2), com o trio vocal LesViannas e participação especial do percussionista Babu Xavier, no Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). E ninguém saiu decepcionado: quem poderia, depois de Ary Barroso, Noel, Braguinha, Lamartine Babo, Humberto Porto e Benedito Lacerda, Joubert de Carvalho e tantos outros?

Com bagagem acadêmica, muito charme e sorrisos impagáveis, as irmãs Nathália, Denise e Norma Vianna ofereceram ao público uma homenagem ao Carnaval e aos ritmos brasileiros. Parecia que mesmo quem não abriu a boca estava cantando com Zé Keti e as artistas: “Mais um samba, queremos samba/ Quem está pedindo é a voz do povo do país”.

No repertório selecionado a dedo, sambas e marchinhas dos primórdios e também escolhas moderninhas colocaram a audiência para se mexer, nem que fosse o dedinho. Teve também quem dançasse de verdade, e soltasse a voz.

O nome do grupo é uma brincadeira com o sobrenome das cantoras e as várias conotações do adjetivo “leviano”, que abrange a conotação de “irrefletido”, “sem juízo”, “inconstante” e “imprudente”, mas também a de “leve”, “descomprometido”, “volúvel”, “fácil” e “pouco exigente”.

No feminino, a palavra já se prestou a descrever a moça namoradeira ou malcomportada, cujo comportamento não cabia em certos padrões sociais. Também foi usada para tachar pejorativa e injustamente algumas das obras de uma notável apreciadora e colaboradora da festa momesca: a pianista, compositora e regente Chiquinha Gonzaga.

Seja como for, se recordar é viver e todo mundo leva a vida no arame, a maioria tupiniquim acredita que nos próximos dias a tristeza, por favor, irá embora, dando lugar ao samba da minha terra. Com jeito vai, quem sabe, sabe, caiu na rede é peixe, e a esperança, que está no sangue brasuca, é uma qualidade que, querendo Deus Nosso Senhor — que sempre ajuda —, não vai acabar na quarta-feira.

Intervalo Cultural

Iniciativa do Judiciário estadual mineiro, por meio da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), o Intervalo Cultural procura aproximar a instituição da sociedade, oferecendo apresentações periódicas de música, dança, teatro e outras manifestações artísticas.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial