Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Apac de Campo Belo promove 1º casamento comunitário

Iniciativa, que marcou uniões de três recuperandos, deve se repetir na comarca


- Atualizado em Número de Visualizações:

“A realização de um sonho.” Foi assim que um dos noivos definiu o que representou o casamento comunitário do qual ele participou, com outros dois casais, na manhã de terça-feira, 17 de setembro, em Campo Belo. A iniciativa obteve destaque na impressa local e promete se tornar tradição. Veja matéria.

noticia3-casamento-comunitario-campo-belo-18.09.19.jpg
Casais celebram união na presença de familiares e amigos

O evento partiu de um desejo expresso pelos próprios recuperandos aos responsáveis pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Campo Belo. Os reeducandos tinham interesse em oficializar relacionamentos já existentes.

A cerimônia pioneira foi organizada pela Apac, em parceria com a Pastoral Carcerária e com o apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local.

A festa incluiu música, bolo, atendimento em salão de beleza e aluguel do traje completo, tudo doado pela comunidade da paróquia Nossa Senhora das Mercês e pelas pastorais carcerária e familiar. O evento contou ainda com a presença de familiares, religiosos e do juiz Antônio Godinho, da 1ª Vara Cível de Campo Belo.

noticia2-casamento-comunitario-campo-belo-18.09.19.jpg
Para os recuperandos, momento marca o início de uma nova caminhada

Segundo o magistrado, “a cerimônia foi muito boa e correu tudo bem”. Ele afirma que uma ação como essa é de extrema importância, pois, além de contribuir positivamente para o processo de ressocialização dos apenados, explicita, para a sociedade, o papel dessas unidades prisionais diferenciadas na recuperação e na valorização do ser humano. 

O juiz completa que essa foi a primeira realização, mas não será a última. Segundo ele, havendo outros interessados, os casamentos comunitários na Apac vão se repetir.

Com informações do G1

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial