Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Agraciados recebem Medalha Ruy Gouthier de Vilhena

Evento, em Belo Horizonte, reuniu homenageados de todo o estado mineiro


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-medalha-geral.jpg
Representantes da Amagis e familiares compareceram à solenidade

Parentes e amigos dos 36 homenageados pela Corregedoria-Geral de Justiça lotaram o auditório do 1º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, nesta sexta-feira, 17 de novembro. Os agraciados receberam a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena em cerimônia oficial com a presença do corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, representando o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, do 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Edgar Penna Amorim, além de outras autoridades de Minas Gerais.

 

Na lista de homenageados estão desembargadores, juízes, um procurador de justiça, um defensor público, um delegado de polícia, um advogado, um oficial de registro, um policial militar, um tabelião e servidores do Poder Judiciário de seis regiões de atuação da Corregedoria e dos serviços notariais e de registro do estado. Todos eles prestaram relevantes serviços à Corregedoria e à Justiça de Primeira Instância.

 

Após a condecoração, o público participou de um coquetel de congraçamento e assistiu ao espetáculo dos músicos mineiros Fernanda Valadares e André Furtado, que apresentaram um repertório com releituras de sucessos do jazz, do blues, do pop e da MPB.

 

Em seu discurso, o corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, lembrou que os condecorados são pessoas que têm exemplos de vida profissional, valores humanos e diferenciada atuação em prol da Justiça de Primeira Instância. Segundo o magistrado, era possível resumir a homenagem em uma só palavra: reconhecimento.

noticia-medalha-corregedor.jpg
Corregedor saudou os agraciados por sua contribuição à Justiça

Ele também lembrou de outros profissionais que não estavam recebendo a condecoração. “Sabemos que muitos outros dão também seus dons intelectuais, seu tempo e sua dedicação aos trabalhos realizados com zelo e responsabilidade na Justiça. Na impossibilidade de agraciarmos a todos, vocês, os escolhidos e as escolhidas, têm a missão de fazer ecoar aos demais a gratidão da Corregedoria-Geral de Justiça no exitoso desempenho de suas funções”, concluiu.

 

Alta honraria

 

O 1º vice-presidente do TJ, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, falou sobre a justa, merecida e adequada homenagem que estava sendo prestada. “É a mais alta honraria concedida aos magistrados, servidores e a outras personalidades e cidadãos.” Ele fez uma saudação especial a todos os ex-presidentes do TJMG e ex-corregedores-gerais de justiça presentes ao evento.

noticia-medalha-1-vice.jpg
O superintendente judiciário enfatizou a relevância da comenda outorgada

O magistrado leu a saudação enviada pelo presidente Herbert Carneiro ressaltando a distinção que a medalha representa. Na mensagem, o presidente diz que a Medalha Ruy Gouthier é ainda mais honrosa porque, “em sua essência, não tem qualquer caráter de natureza pessoal, pois o reconhecimento e o agradecimento se dão não em razão das características pessoais dos homenageados, mas sim em razão do trabalho por eles prestado”.

 

A comissão especial encarregada de escolher os agraciados decidiu prestar homenagem póstuma à juíza de Belo Horizonte Andrea de Souza Foureaux Benfica, falecida em 2017. O viúvo Marcelo Rocha Benfica subiu ao palco para receber a medalha, foi aplaudido de pé por todos e emocionou o público.

 

Falando em nome de todos os homenageados, o desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), citou o poeta Oscar Wilde, o filósofo grego Epicuro e lembrou de seus pais, que atuaram na Justiça mineira, e de sua esposa, também integrante do Judiciário estadual.

noticia-medalha-levenhagem.jpg
O desembargador Carlos Levenhagen falou em nome dos agraciados

O desembargador falou também da “inesquecível homenagem” que estava recebendo e da atuação da Corregedoria, que está “investigando sem corporativismo e punindo os maus profissionais, sem deixar de reconhecer os méritos daqueles que se dedicam e enobrecem o Poder Judiciário brasileiro".

 

Os fatores que contribuíram para eleger os agraciados foram, de forma prioritária, abnegação, antiguidade, dedicação, dinamismo, eficiência, presteza e produtividade no cumprimento dos deveres funcionais e ainda, em alguns casos, trabalhos de relevância e integração com as ações e os projetos da Corregedoria. A medalha foi criada pela Portaria 75/86 de novembro de 1986.

 

Confira aqui a lista de agraciados.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial