Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência realiza reunião com integrantes do Nupemec

Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB-MG serão convidados para os próximos encontros


- Atualizado em Número de Visualizações:

Not-reuniao-Nupemec.jpg
Nupemec é um órgão colegiado e consultivo, que planeja e aperfeiçoa as ações voltadas ao cumprimento da política de solução de conflitos e suas metas

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Newton Teixeira Carvalho, conduziu reunião administrativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Nupemec é um órgão colegiado e consultivo, que planeja e aperfeiçoa as ações voltadas ao cumprimento da política de solução de conflitos e suas metas, além de incentivar a realização de cursos e seminários sobre mediação e conciliação e outros métodos consensuais de solução de conflitos.

Participaram do encontro o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, e os juízes Clayton Rosa de Resende, Flávia Birchal de Moura, Rui de Almeida Magalhães, Leopoldo Mameluque e Juliano Carneiro Veiga.

Uma das decisões tomadas durante a reunião foi o convite a representantes da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público para também participaram de reuniões do Nupemec.

“Se queremos que eles sejam parceiros em nossos trabalhos, de política autocompositiva, nada mais justo que convidá-los para que possam apresentar sugestões para evitar a judicialização das demandas”, disse o desembargador Newton Teixeira Carvalho.

Constelação

Durante o encontro, o juiz Clayton Rosa de Resende apresentou uma proposta de regulamentar a aplicação da Constelação Sistêmica como método auxiliar das políticas voltadas para a autocomposição.

Constelação Sistêmica é uma técnica terapêutica que trabalha a percepção das pessoas sobre seus conflitos e auxilia na comunicação desses fatos. “É um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ela estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos”, explicou o juiz.

Para aprofundar o conhecimento sobre a técnica, foi aprovada também a realização de um Seminário, nos dias 12 e 13 de maio próximo. “Vários juízes já aplicam este método, mas não havia uma normativa e, com a regulamentação, haverá padrões uniformes em Minas Gerais” disse o juiz.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial