Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Expedidos 145 mandados da operação Caixa-Forte

2ª Vara de Tóxicos atende pedido para desbaratar tráfico de drogas e lavagem de dinheiro


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-opera_ao-caixa-eletronico.jpg
Quadrilha movimentou R$ 7 milhões de reais

Mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de valores da operação Caixa-Forte, deflagrada hoje, 9 de agosto, combate a tráfico de drogas e lavagem de dinheiro por facção criminosa com atuação nacional, foram expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos de Belo, após pedido da 13ª Promotoria de Tóxicos de Belo Horizonte.

Ao todo, foram expedidos 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de sequestro de valores/bloqueio de contas bancárias.

Os mandados foram cumpridos em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, totalizando 18 cidades e unidades prisionais.

"Geral do Progresso"

Os presos estão sendo investigados pelos crimes de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.

As investigações realizadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) começaram em novembro de 2018 e identificaram uma seção rigidamente estruturada dentro da facção denominada "Geral do Progresso".

O setor era responsável por gerenciar o tráfico de drogas, distribuindo os entorpecentes que garantem o sustento da organização criminosa, e orquestrar a lavagem de dinheiro dos valores vindos dos crimes praticados.

Os acusados também utilizavam o método de “depósitos fracionados” para lavar o dinheiro, fazendo depósitos bancários de pequenas quantias em diversas contas.

Dessa forma, buscavam dificultar a identificação do depositante e passar despercebidas as operações pelas autoridades do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Posteriormente, o dinheiro era transferido a outras contas ou mesmo sacado em terminais eletrônicos.

Foram identificadas 45 contas bancárias, todas bloqueadas e com os valores sequestrados judicialmente. A movimentação financeira ultrapassou R$ 7 milhões de reais durante o período das investigações.

Com informações da PF.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial