Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Memória do Judiciário Mineiro

O Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)  conserva, restaura e preserva objetos e documentos de valor histórico. O acervo  reúne peças que datam do período de instalação das primeiras comarcas mineiras no século XVIII, a exemplo da Carta de Alforria da escrava Chica da Silva. Fazem parte do conjunto de peças raras o primeiro Livro de Atas do Tribunal de Relação de Ouro Preto e o Inventário de Bens da Dona Beja, ambos do século XIX. 

 

  • Conheça um pouco da história do Judiciário Mineiro

    Memória do Judiciário Mineiro - Mejud

    O principal objetivo do Mejud é colher, registrar e divulgar fatos e personalidades da vida jurídica de Minas Gerais, assim como conservar objetos e documentos representativos da história do Judiciário Mineiro.

  • Visitas ao Museu do Judiciário

    Localizado no centenário Palácio da Justiça Rodrigues Campos, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira, eternizada nos muitos documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.

    O Museu da Mejud mantém exposições permanentes e itinerantes, buscando estreitar os laços com a sociedade e levar ao maior número de pessoas a historicidade de seu acervo.

     

    De segunda à sexta de 13h às 17h
    Entrada franca
    Avenida Afonso Pena, 1420, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais
    Contato: (31) 3237 6224

    Agendamento

    O agendamento deverá ser feito por meio do correio eletrônico:  mejud@tjmg.jus.br . A Mejud entrará em contato com os interessados para confirmar a data e o horário da visita

    Visitas ao Palácio da Justiça

    As visitas ao Palácio da Justiça são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, para um grupo de até 20 pessoas, com duração de uma hora. 

    O agendamento deverá ser feito por meio do correio eletrônico: mejud@tjmg.jus.br. A equipe da Mejud entrará em contato com os interessados para confirmar a data e o horário da visita.

    Endereço: 
    Avenida Afonso Pena, 1420, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais
    Contato: (31) 3237 6224