Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Memória do Judiciário Mineiro

O Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)  conserva, restaura e preserva objetos e documentos de valor histórico. O acervo  reúne peças que datam do período de instalação das primeiras comarcas mineiras no século XVIII, a exemplo da Carta de Alforria da escrava Chica da Silva. Fazem parte do conjunto de peças raras o primeiro Livro de Atas do Tribunal de Relação de Ouro Preto e o Inventário de Bens da Dona Beja, ambos do século XIX. 

 

  •  Guardiã do Patrimônio Histórico do Poder Judiciário de Minas Gerais

    A Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) tem por objetivo preservar a história da Justiça de Minas Gerais. O seu Museu, localizado no centenário Palácio da Justiça Rodrigues Campos, abriga um rico acervo constituído por objetos e documentos históricos. O acervo reúne peças que datam do período de instalação das primeiras comarcas mineiras no século XVIII, a exemplo da Carta de Alforria da escrava Chica da Silva, o primeiro Livro de Atas do Tribunal de Relação de Ouro Preto e o Inventário de Bens da Dona Beja, ambos do século XIX..

    O Mejud - Memória do Judiciário  foi criado 11/1988 com o objetivo de coletar, inventariariar, pesquisar, conservar, divulgar  e expor O Presidente do TJMG, Des. José Arthur de Carvalho Pereira,  através daPortaria nº 481/88, de 11 /11/1988 designou o Des. Antônio Pedro Braga para exercer a função de Superintendente da Memória do Judiciário.

    MEJUD----.PNG

                                        

    O Palácio da Justiça Rodrigues Campos 

    Inaugurado em janeiro de 1912 Edifício tombado peloI nstituto Estadualdo Patrimônio Histórico e Artísticode MinasGerais (IEPHA) em 10/08/1977.

     

    PALACIODAJUSTICA.PNG

     

     

    Inauguração 

     

    A Memória é elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, seja ela individual ou coletiva. Ela desempenha papel fundamental para nossa qualidade de vida e bem estar social, pois é fonte primordial de aprendizado.

    Os espaços de Memória criados devem interagir com a comunidade de modo que seus integrantes se identifiquem como parte destes, pois ali guardam e preservam por meio de seus acervos, aspecto da história da sociedade da qual  todos fazemos parte. A Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD), inaugurada em 29 de novembro de 1988, vem desde então registrando a história e memória da justiça mineira e de seus magistrados.

    “A  ideia de que o passado está generosa e constantemente a oferecer ao presente e ao futuro a lúcida diretriz das suas lições e a grandeza do seu exemplo”. Desembargador Antônio Pedro Braga (1908-1999) - Ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e primeiro Superintendente da Memória do Judiciário Mineiro.

    inauguracao.jpg
     

     

    Atividades da MEJUD 

     

    Acervo
    Restauração e conservação, catalogação, digitalização, divulgação, trabalhos de pesquisa, attendimento aos pesquisadores.

    A Mejud coordenou diversos trabalhos de restauração de peças do acervo do seu museu, localizado no Palácio da Justiça Rodrigues Campos. Foram eliminados os principais agentes naturais, como chuva, fuligem e excrementos de pássaros, que danificaram a escultura da Deusa da Justiça, instalada no átrio do prédio. O setor contratou a restauração da placa de alvenaria (60cm x 110cm) que mantém preservadas as faixas decoradas remanescentes da construção do Palácio da Justiça na década de 1910. Na Sala do Barão, foram retificados trechos danificados da moldura do quadro que mostra a figura do ilustre diplomata brasileiro que empresta o nome ao espaço. O vitral com a figura da Deusa da Justiça, localizado no alto da escadaria do hall, datado de 1911,também passou por uma minuciosa restauração. Do acervo documental, 15 Livros de Atas do TJMG foram restaurados.

    imagerestauracaop.png

    Vistitas guiadas

    O Museu da Mejud recebe, anualmente, um expressivo número de visitantes brasileiros e estrangeiros. Contabilizando as exposições permanentes, temporárias, itinerantes, bem como as visitas de estudantes de escolas públicas, particulares e faculdades, grupos de pesquisadores, participantes dos seminários, eventos internos e externos realizados por sua Superintendência e seus parceiros, o público anual supera a 10 mil pessoas. O programa de visitação encontra-se suspenso desde o segundo semestre de 2023, em razão do fechamento do Palácio da Justiça para a realização de reformas estruturais do prédio.

    VISITAS----------.png

     

    Eventos

    A Mejud participa de diversos eventos comemorativos direcionados às áreas de museologia, arquivo e memória, entre eles, Primavera dos Museus, Semana dos Museus, Semana da Memória do Judiciário Mineiro, celebrando o Dia da Memória do Poder Judiciário Nacional, Semana Nacional de Arquivos, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos e a Semana Nacional de Arquivos e Museum Week.

    cURSOS-SEMINARIOS.png

     

    Veja mais fotos

    mjud------.png

     

    SALADEVISITAS--.png

     

     

  • Visitas ao Palácio da Justiça

    As visitas ao Palácio da Justiça são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, para um grupo de até 20 pessoas, com duração de uma hora. 

    O agendamento deverá ser feito por meio do correio eletrônico: mejud@tjmg.jus.br. A equipe da Mejud entrará em contato com os interessados para confirmar a data e o horário da visita.

    Endereço: 
    Avenida Afonso Pena, 1420, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais
    Contato: (31) 3237 6224

     

    Visitas ao Museu do Judiciário

    Localizado no centenário Palácio da Justiça Rodrigues Campos, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira, eternizada nos muitos documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.

    O Museu da Mejud mantém exposições permanentes e itinerantes, buscando estreitar os laços com a sociedade e levar ao maior número de pessoas a historicidade de seu acervo.

     

    De segunda à sexta de 13h às 17h
    Entrada franca
    Avenida Afonso Pena, 1420, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais
    Contato: (31) 3237 6224

    Agendamento

    O agendamento deverá ser feito por meio do correio eletrônico:  mejud@tjmg.jus.br . A Mejud entrará em contato com os interessados para confirmar a data e o horário da visita