Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Dia Mundial da Água - 22 de março

Veja alguns mitos e verdades sobre o consumo de água


Publicado em 22 de Março - 2019Número de Visualizações:
vinheta_Rede-01 _1_.jpg

Em 22 de março, é celebrado mundialmente o Dia da Água. Data criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da água.

Quando o assunto é consumo de água, vemos nas mídias diversos mitos e verdades. Listamos alguns desses mitos e algumas verdades que são de importância para um consumo consciente desse bem tão importante para a humanidade:

  1. Qualquer água pode ser reutilizada – MITO

Nem todo tipo de água pode ser reutilizada. Você pode, por exemplo, usar a água da chuva para lavar carros ou calçadas e até regar as plantas. Mas ela não é potável, por isso não é própria para banho, para higienizar frutas e verduras ou para beber (Fonte: www.ibahia.com).

 

  1. Consumir água do mar é uma alternativa para a escassez de água – MEIA VERDADE

O uso da água do mar demanda um alto custo, seria mais barato despoluir os rios do que investir na captação da água do mar. Mas em cidades litorâneas seria uma boa solução, como acontece em países como Espanha e Israel. (Fonte: G1)

 

  1. A população pode ser obrigada a consumir água de esgoto em caso de escassez de água – VERDADE 

Já existe tecnologia para isso. Mas o aproveitamento dessa água vai depender de um rigor de análise de laboratório e controle de saúde pública muito eficiente. (Fonte: G1)

 

  1. A água de algumas cidades de Minas Gerais possuem determinado nível de calcário que colocam em risco a saúde dos consumidores MITO 

Apesar da alta concentração desse mineral na água de algumas cidades de Minas, todas as águas em questão são consideradas potáveis pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao teor de calcário (CaCO3) dissolvido. Ou seja, não colocam em risco a saúde dos consumidores. (Fonte: Grupo Hídrica)
 

  1. Peneirinha no bico da torneira (aerador) ajuda a economizar água – VERDADE

O aerador, muito conhecido como “peneirinha”, é uma válvula que pode ser colocada no bico da torneira e proporciona a sensação de fluxo mais intenso. Segundo o Instituto Akatu, se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica. (Fonte: Prefeitura de Sanharó/PE)
 

  1. Regar o jardim à noite ou bem cedo é melhor do que regar no meio do dia – VERDADE

Molhar as plantas de manhã bem cedo ou à noite para reduzir a perda por causa da evaporação, principalmente no verão. (Fonte: G1)

 

  1. Chuveiro com aquecimento a gás ou solar gasta menos água do que o chuveiro elétrico – MITO

O chuveiro elétrico aquece a água instantaneamente, além de ter vazão menor do que o chuveiro com aquecimento a gás ou solar. (Fonte: Estadão)

  1. Lavar a louça em uma máquina lavadora economiza mais água do que lavar à mão - VERDADE

Essas máquinas usam, em média, 80% menos água em relação à lavagem manual. (Fonte: G1)
 

  1. Usar copo descartável ajuda a diminuir o consumo de água já que não precisa lavá-lo - MITO

Para produzir um copo plástico, a indústria que não adota sistema de reuso pode gastar até 10 vezes mais água do que a usada para lavar um copo de vidro.A diferença entre lavar um copo de vidro e produzir um de plástico vai depender muito da tecnologia usada pela indústria de descartáveis, que precisa de água no processo produtivo. (Fonte: Repórter Eco)
 

Vamos ficar atentos às melhores formas de economia da água e preservação do meio ambiente.
 

Saiba mais no Portal TJMG > Ações e Programas > Sustentabilidade.

*