Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Custas e despesas judiciais: principais inovações

Novo provimento de custas trouxe importantes inovações em adequação à legislação vigente


Publicado em 13 de Dezembro - 2018Número de Visualizações:

O sistema de recolhimento das custas judiciais, da taxa judiciária, da fiança, das despesas processuais, das multas e de outros valores sofreu algumas alterações importantes, com o objetivo de adequar-se ao Código de Processo Civil – CPC, e às leis estaduais 14.939/2003 e 6.763/1975.

Para facilitar o entendimento dos novos procedimentos, foi elaborada uma série de informes detalhando as principais inovações trazidas pelo Provimento Conjunto nº 75/2018.

O novo provimento de custas, além das adequações às inovações trazidas pelo CPC, trouxe alguns novos procedimentos que merecem destaque:

  1. Diferenciação entre os institutos das custas judiciais, da taxa judiciária e das despesas processuais.
  2. Mudança na abordagem do alvará judicial, subdividindo-o entre pedido (ação autônoma) e alvará instrumental.
  3. Inclusão de capítulo próprio para tratar da cobrança no âmbito dos processos eletrônicos.
  4. Criação de capítulo específico para tratar das prerrogativas aplicáveis à Fazenda Pública, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.
  5. Nova subdivisão nos capítulos que tratam das despesas processuais relativas à verba indenizatória de transporte, diferenciando as fontes de arrecadação do TJMG.
  6. Melhor definição e detalhamento sobre o recolhimento das custas finais.
  7. Inserção de novo anexo prevendo as multas possíveis de serem aplicadas, com a correta especificação da destinação de cada uma delas.

 

O novo provimento de custas é de grande importância para os advogados e partes de processos, que devem ficar a par dos novos procedimentos a serem adotados.

É também uma importante ferramenta de trabalho para os servidores, na condução dos processos e no recolhimento de débitos, contribuindo para a padronização das rotinas de trabalho entre as justiças de primeiro e segundo graus, com vistas a propiciar um maior intercâmbio entre as instâncias e melhorias na prestação dos serviços.

Os novos procedimentos entram em vigor em 2019.

Acompanhe os demais informes e fique por dentro.

*