Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Um Lugar ao Sol

O filme foi baseado no livro homônio “ Zorba, o grego” ("Life and Adventures of Alexis Zorbas") de autoria do grego Nikos Kazantzakis, publicado em 1946 na Grégia e depois, em 1952 na versão inglesa em Londres. O romance tem como personagem principal um homem chamado Alexis Zorba que, por sua vez, foi inspirado num trabalhador de minas, George Zorbas (1867-1942).

Transportado para o cinema (greco-americano, 1964) a direção do filme coube a Michael Cacoyannis e o personagem-título foi interpretado por Anthony Quinn  - que não era grego, mas sim irlandês-mexicano e Antonio Rodolfo Quinn Oaxaca era o seu verdadeiro nome. Vale ressaltar que o Anthony Quinn era um ator de mil faces, pois seu tipo físico era adequado para inúmeras nacionalidades ( etnias), interpretou de árabe a índio, incluindo Papa e um filme brasileiro “Oriundi”, ganhador duas vezes o Oscar (ator coadjuvante, 1953 e1957)

A música do filme “Sirtaki”, de Mikis Theodorakis, tornou-se famosa e popular como canção e dança grega. A famosa cena do Zorba dançando o Sirtaki, tornou-se um ícone do cinema e foi rodada na praia de Stavros.

Vale destacar a impressionante interpretação da russa Lila Kedrova como Madame Hortense, que mereceu, por tal atuação, o Oscar (1965) de melhor atriz coadjuvante.

O filme conta a história de um escritor inglês Basil (Alan Bates) que herdou do seu pai grego uma mina e conhece um camponês que foi minerador e é convencido por este a contrata-lo. Em Creta, na verdade uma pequena aldeia, se hospedam no “Hotel Ritz”, comandado pela Madame Hortense (Lila Kedrova).

O escritor inglês e uma jovem viúva, desejada por muitos homens da aldeia, acabam se apaixonando, porém a timidez daquele dificulta o namoro e quando este, finalmente, acontece, a notícia do fato faz com que um rapaz apaixonado pela viúva cometa o suicídio e a viúva acaba sendo assassinada pelo pai do rapaz.

 

 

Dia 28 de outubro de 2014 - Quinta-feira 19h

Local: Auditório do Anexo II

R. Goiás, 253 - Centro - Bh

Duração: 122 min

Comentário : Juiz Magid Nauef Láuar 

Outras páginas desta área