Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

O Mercador de Veneza

Cine Clube Junho 2017

Inspirado na peça teatral de William Shakespeare escrita entre 1596 e 1598, O Mercador de Veneza é um drama norte-americano dirigido e roteirizado por Michael Radfort em 2004, contando com a excepcional participação de Al Pacino e Jeremy Irons na atuação.

 

Ambientada na Veneza do século XVI, a história se inicia com o jovem Bassanio (Joseph Fiennes), que pede um empréstimo de três mil ducados ao conhecido mercador local Antonio (Jeremy Irons), objetivando impressionar e pedir a mão de Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Apesar de concordar com o empréstimo, toda a fortuna de Antonio está comprometida em empreendimentos marítimos, e isso faz com que ele recorra ao judeu Shylock (Al Pacino), que concorda em ajudá-lo com a seguinte condição: caso o pagamento não seja realizado em três meses, Antonio terá de lhe dar um pedaço de sua própria carne.

 

Os dias vão se passando até que Antonio recebe a notícia de que seus navios naufragaram a caminho de Veneza, o que o impossibilita de pagar sua dívida a Shylock. A gravidade da situação faz com que Bassanio, tentando conquistar Portia, volte à Veneza para ajudar o amigo, e o caso é levado à Corte para se decidir se a condição imposta pelo judeu será de fato executada.

 

Além da excelente trama, o filme aborda outras questões interessantes de grande pertinência, por exemplo a delicada e tênue relação entre a sociedade e os judeus da época, que viviam em uma comunidade fechada e eram proibidos de ter propriedades, por isso o costume de ganhar a vida como agiotas. Além disso, o próprio envolvimento jurídico no que diz respeito às obrigações de pagar, à questão da insolvência, entre outros.

 

Entrada Franca

29/06/2017 - Quinta Feira - 19h

TJMG - Auditório da Corregedoria

R. Goiás, 253 - Centro - BH

Duração: 138 min

 

Comentários:

Desembargador Moacyr Lobato

Outras páginas desta área