Linha Editorial

A Revista Responsabilidades publica trabalhos inéditos considerados relevantes para a discussão crítica e esclarecida sobre os atos designados como infracionais ou criminosos e sua conexão com os discursos e práticas sociais e políticas de nossa época. Busca-se dar lugar a um franco e necessário debate sobre a problemática complexa que não se encerra simplesmente ao campo da criminologia, visto que engendra as relações dos sujeitos, a partir das tensões em jogo no discurso social com o sistema de justiça, de modo geral. Interessa-nos abrir as páginas desta Revista para todos aqueles interessados em demonstrar, investigar, interrogar e estabelecer as responsabilidades dos diversos setores e disciplinas enlaçadas em torno da articulação entre crime, sociedade, justiça, direitos e humanos. Serão bem recebidos os artigos responsáveis que se endereçam ao campo interdisciplinar e intersetorial na interface entre o direito, a psicanálise, a filosofia, a criminologia, a sociologia, a política, a saúde mental e os direitos humanos, dentre outros.

 

Os trabalhos podem ser publicados em uma das seguintes seções:
A seção Tribuna Aberta traz textos ou entrevistas com autores que tomam a palavra para abertura de debate sobre questões relevantes para a interface em que a Revista Responsabilidades está inserida. O Norte da Bússola apresenta textos com tema que norteia um determinado número da Revista. A seção Palanque dos Fundamentos é voltada para textos que propõem leituras críticas, filosóficas e/ou epistêmicas. A Antena Intersetorial traz textos que contemplam a prática sob a ótica intersetorial.

 

Os textos encaminhados para submissão podem ser artigos (resultantes de pesquisa clínica e/ou conceitual, ou ensaios teóricos e/ou de revisão bibliográfica crítica sobre um tema específico), relatos de experiência ou entrevistas (máximo de 20 laudas); resenhas (resenhas críticas de livros, teses, dissertações ou monografias, sobre a interface entre o direito, a psicanálise, a criminologia, a filosofia, a sociologia, dentre outros; máximo de 5 laudas); traduções (de artigos em língua estrangeira; máximo de 20 laudas).