Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Cineclube TJ" exibe o filme "Homem Aranha: De Volta ao Lar"

Sessão especial do "Expresso da Infância" recebeu adolescentes acolhidos


Número de Visualizações:
Not-1---Cine-Clube-TJ.jpg
A sessão especial do "Expresso Coinj", do "Cineclube TJ", contou com a participação de 55 adolescentes de sete instituições de acolhimento de Belo Horizonte (Crédito: Divulgação / TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, na terça-feira (15/7), no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça, no Centro de Belo Horizonte, mais uma edição do projeto "Cineclube TJ", com exibição do filme "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" (2017).

A atividade integrou o projeto "Expresso da Infância", da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), que visa garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a espaços culturais, esportivos e recreativos, promovendo sua inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e a ampliação de repertórios artísticos e educacionais. Isso em conformidade com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990).

O projeto já atendeu a mais de quatro mil crianças e adolescentes acolhidos na capital e na Região Metropolitana, sendo reconhecido como um instrumento de valorização, integração social e reconstrução de vínculos com a comunidade.

Participaram do evento 55 adolescentes de sete instituições de acolhimento de Belo Horizonte: Casa Magnólia, Casa Lar Esperança, Casa Lar Esperança de Paula de Jesus II, Casa Esperança VIII, Casa Esperança I, Francisca de Paula de Jesus III e Casa Violeta.

Momentos lúdicos

Os comentários da sessão foram do juiz da 2ª Vara Cível da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte, Marcelo Augusto Lucas Pereira.

Ele salientou a importância do projeto "Expresso da Infância": "O projeto, ao levar crianças e adolescentes acolhidos para sessões de cinema, promove muito mais que entretenimento: oferece momentos lúdicos, fortalecimento de vínculos e inclusão social. Ao proporcionar acesso ao lazer, a iniciativa reafirma o direito à convivência comunitária".

Sobre o filme, exibido de forma pedagógica, o juiz Marcelo Augusto disse que "traz aos adolescentes que assistiram a mensagem de que amadurecer é aprender a tomar decisões difíceis; é entender que o valor está no caráter e não nas aparências; e que responsabilidade e respeito são predicados que se conquista, e não se impõem".

Para a colaboradora da Casa Magnólia Stéphanie Medeiros, o projeto da Coinj do TJMG oferecido aos jovens acolhidos "é uma forma de mudar a rotina deles e alegrar um pouco o dia a dia desses meninos e meninas".

A Casa Magnólia é uma instituição de acolhimento que abriga jovens de 12 a 17 anos encaminhados pelo Conselho Tutelar e que enfrentaram conflitos familiares ou cometeram atos infracionais.

Not--Sessao-de-cinema-TJMG--2--.jpg
O filme exibido foi "Homem Aranha: De Volta ao Lar", de 2017, produzido pela Columbia Pictures (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

Filme

Em "Homem Aranha: De Volta ao Lar", dirigido por Jon Watts, o protagonista Peter Parker equilibra sua vida como estudante comum, do ensino médio, no bairro do Queens, em Nova Iorque (EUA), enquanto seu alter ego de super-herói se vê no encalço de uma nova ameaça que ronda os céus da cidade.

Depois de viver momentos emocionantes ao lado dos Vingadores, ele quer provar que está pronto para ser um verdadeiro herói, mas descobre que grandes poderes exigem escolhas difíceis e muita responsabilidade.

Quando um novo vilão ameaça Nova Iorque, Peter precisa aprender que ser forte também é saber ouvir, pensar antes de agir e cuidar de quem está ao seu redor. O longa é uma aventura cheia de ação e diversão, que mostra que crescer é também aprender a fazer a coisa certa.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*