Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG forma conciliadores para atuar na pacificação de conflitos

Curso oferece aulas teóricas e práticas para estagiários e voluntários


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia01--cruso-capacitacao-EJEF.jpg
A servidora Júlia Albuquerque ministrou aula sobre técnicas de conciliação

 

Para oferecer subsídios teóricos e práticos para atuação de conciliadores no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realiza mais duas turmas do curso de capacitação em conciliação em Belo Horizonte.  Participam 30 estagiários e 19 voluntários, que terão aulas teóricas, práticas e a possibilidade de atuação voluntária nos Juizados Especiais e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Contagem.


O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, à qual estão vinculadas várias iniciativas voltadas para a conciliação e mediação, comenta que os cursos de capacitação têm por objetivo preparar os conciliadores para promover ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação e da mediação. 


O curso teve início nesta segunda-feira, 24 de setembro, com término previsto para o dia 08 de outubro na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Posteriormente, serão abertas datas para a atuação prática. 

 

As aulas serão ministradas pela servidora Ana Carolina Ramos Jorge, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, e pelos servidores Eduardo Gomes Bastos, da 1ª Vara Cível da Comarca de Viçosa; Aline da Silva Ferreira Diniz, da Vara de Família e Sucessões da Comarca de São João del Rei; e Júlia Delfino Albuquerque,  do Cejusc/Juiz de Fora.

 

O TJMG tem procurado incentivar a cultura da conciliação de conflitos. A conciliação é uma forma alternativa de resolver conflitos por meio do diálogo. Ela pode ser realizada antes que o conflito resulte em um processo ou mesmo durante uma ação judicial.

 

Uma importante iniciativa do Tribunal de Justiça é a realização da 13ª Semana Nacional da Conciliação que acontece entre os dias 5 a 9 de novembro.

 

Saiba mais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial