Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Justiça do Mato Grosso visita MG para conhecer SEEU

TJMG é referência na implantação do sistema eletrônico


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-comitiva-tjmt.jpg
O  Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) foi apresentado a autoridades do Tribunal de Justiça do Mato Grosso

 

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) esteve na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, no Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e foi recebida pelo 1º vice-presidente, desembargador Geraldo Augusto. A finalidade da visita foi conhecer o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que acompanha o cumprimento da pena de forma eletrônica.

 

Do TJMT, vieram a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Ana Cristina Silva Mendes, os juízes Geraldo Fernandes Fidelis Neto e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, a assessora Patrícia Cristina dos Santos Bachega e os servidores Reginaldo Celestino Araújo S. Cardozo, João Gualberto Nogueira Neto e Giordano Bruno Pauro Pontes Oliveira.

 

O TJMG foi apontado, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a corte de referência no que concerne à implantação do SEEU. A adoção da ferramenta teve início com o projeto-piloto na Comarca de Governador Valadares, em agosto de 2016. Desde então, o sistema foi alçado a política prioritária do TJMG.

 

Por meio do SEEU, são formatados os atestados de pena e feitos os cálculos para a concessão de benefícios. O sistema também envia alertas sobre os prazos que estão vencendo e elabora relatórios em tempo real sobre a situação dos presos. Outra vantagem é que os benefícios – comutação de pena, livramento condicional, indulto e progressão de regime, por exemplo – são concedidos dentro dos prazos, o que contribui para que nenhum preso fique encarcerado além do tempo devido. Além disso, o sistema elimina os autos físicos.

 

A juíza Ana Cristina Silva Mendes elogiou a forma como o TJMG vem conduzindo a implantação do sistema em suas comarcas e revelou que possivelmente o SEEU será adotado no TJMT.

 

Pelo TJMG, acompanharam a visita o juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago e o juiz Consuelo Silveira Neto, da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Caratinga.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial