Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrado mineiro participa de festival literário em Portugal

Juiz de Araxá irá apresentar livros de ficção de sua autoria


- Atualizado em Número de Visualizações:

Um dos mais destacados eventos dedicados à literatura e ao livro que acontecem além-mar, o Festival Literário Internacional de Óbidos, em sua quarta edição, contará com a participação de um magistrado mineiro: o juiz Renato Zupo, titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Araxá. O festival acontece de 27 de setembro a 7 de outubro, na cidade medieval de Óbidos, em Portugal.

 

Durante o evento, o juiz irá lançar seus livros Inteligência Prática e Mostruário - O Bestiário da Maldade, no dia 1º de outubro, às 17 horas, na Livraria de Santiago (Largo de São Tiago do Castelo), dentro da programação do Folio, que dialoga com outros festivais de literatura – no caso, o FliAraxá, do qual o magistrado participa há cinco anos. Ambas as obras já foram lançadas no Brasil.

 

Monstruário, o bestiário da maldade é uma coletânea de oito novelas que tratam da psicopatia. Em Inteligência Prática, o autor explica como realizar práticas e obter resultados, através da atenção difusa e de estratégias de conhecimento rápido que permitam fácil assimilação de conteúdo e contribuam para a resolução “dos mais diversos e intrincados problemas de concursos, provas, exames e por que não dizer, da vida diária”, explica o juiz.

 

O magistrado, escritor de thrillers e romances, na área do Direito, é autor também de Verdugo, que aborda uma tendência mundial de se analisar o homicídio como um fenômeno social e cultural, e Rio da Lua, sobre suicídios misteriosos ocorridos em massa em uma cidade fictícia do interior de Minas Gerais.

noticia-folio.jpg
O festival se inicia no próximo dia 27 de setembro; a participação do juiz Renato Zupo acontece no dia 1º de outubro

Dimensão internacional

 

O Folio é um festival de dimensão internacional que, em 2018, trará mais de 830 horas de programação, reunindo escritores, leitores, artistas, músicos e livros. “Tenho sete anos de carreira literária e foi uma grande satisfação ser convidado para representar o Brasil, Minas Gerais e a magistratura mineira, como escritor, em Óbidos, honrando nossa classe profissional e a dignidade da produção cultural, literária e laboral do magistrado mineiro”, ressalta.

 

A vila medieval onde o evento acontece possui, entre seus destaques, o Castelo de Óbidos, declarado como um dos mais relevantes monumentos do patrimônio arquitetônico português. Em dezembro de 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considerou Óbidos como cidade literária, como parte do programa Rede Cidades Criativas.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial