Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Coral Infantojuvenil do TJMG se apresenta em BH

A próxima apresentação acontecerá domingo, 18 de dezembro, no Bairro Belvedere


- Atualizado em Número de Visualizações:

Foi com as vozes emanadas do talento e da dedicação que o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aqueceu a noite de quem passava pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade nesta quarta-feira, 14 de dezembro. Os 54 jovens músicos irão cantar o mesmo repertório, em 18 de dezembro, às 12h, na Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Bairro Belvedere.

 

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil são parte de um projeto de inclusão social gerido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, que oferece aos jovens e às crianças a oportunidade de ter aulas de iniciação musical, canto e instrumento. Atualmente, o coral conta com 124 integrantes, dividido em três searas: núcleo Coinj, com 54 alunos, núcleo Escola Estadual Dona Augusta Nogueira, com 33, e núcleo Escola Municipal Ulisses Guimarães, com 37.

 

Dizem que o objetivo de um regente é extrair dos músicos o melhor desempenho possível. A maestrina do coral nesses concertos, Sarah Reis, foi fiel à exigência da profissão, auxiliando os alunos a oferecer ao público o melhor de si durante a apresentação das músicas “Hallelujah”, “Batuque Natalino do Menino Só”, “Deck the Halls”, “We Wish You a Merry Christmas”, “Bate o Sino”, “Les Anges” e “Boas Festas”.

 

De acordo com o superintendente da Coinj, desembargador Vicente de Oliveira Silva, a iniciativa, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, tem como principal objetivo, “além do desenvolvimento cultural e intelectual, despertar valores como responsabilidade, paz e inclusão social dos alunos”.

 

Os coralistas têm a oportunidade de desenvolver o senso rítmico e melódico, aguçar a escuta musical, aprender sobre postura corporal e desenvolver os aspectos relacionados à voz, segundo a coordenadora da Coinj, Karina Zanandrez. Já o trabalho em equipe, característica inerente a um grupo de canto, “auxilia o desenvolvimento da personalidade, o respeito ao próximo e o desenvolvimento de qualidades como organização, disciplina, pontualidade, sensibilidade e criatividade”, ressalta.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial