Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comitê Executivo do TJMG apresenta orçamento

Propostas para o Planejamento Estratégico 2017 foram discutidas durante a reunião


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Comitê Executivo de Gestão Institucional do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) reuniu-se nesta segunda-feira, 6 de março, para apresentação da execução do orçamento de 2016 e da programação para este ano. O encontro foi conduzido pelo presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, e contou com a participação dos desembargadores superintendentes de áreas.

 

A Seplag (Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional) destacou que 87,43% do orçamento proposto foi devidamente executado, sendo um de seus resultados mais relevantes a melhoria da aplicação dos gastos, com investimentos consideráveis, por exemplo, nas reformas e inaugurações em diversas comarcas.

 

Isso foi demonstrado quanto se observa a previsão dos gastos com pessoal, que atingia, inicialmente, 5,47% da receita corrente líquida. Contudo, com a evolução da receita, o percentual efetivamente executado foi inferior, de 5,21%. Já em relação às despesas realizadas com as receitas do Fundo Judiciário, houve um crescimento de custeio de 3,75% e um aumento de 42% nos investimentos (obras, tecnologia da informação e comunicação, gestão de comarcas).

 

Outro aspecto levantado no encontro foi o reforço quanto à necessidade, por parte dos gestores, do acompanhamento e gerenciamento de todas essas informações por meio de ferramentas como o SAG (Sistema de Acompanhamento da Gestão).

 

Em relação ao orçamento de 2017, o presidente Herbert Carneiro reiterou seu compromisso com a transparência e a austeridade nos gastos. Espera-se um aumento de 13,12% na utilização dos recursos oriundos do Fundo Judiciário.

 

Quanto às questões concernentes à folha de pessoal, foi divulgada a previsão de publicação de edital para concurso da Primeira Instância em junho e de novo concurso para ingresso na magistratura, dentro de uma perspectiva de valorização da atividade-fim.

 

Comitê Executivo

 

Juntamente com o Comitê Estratégico de Gestão Institucional do TJMG, o Comitê Executivo desenha o Planejamento Estratégico da Casa. Enquanto o Comitê Estratégico é o responsável por definir as políticas, as diretrizes e o plano estratégico de gestão institucional, o Comitê Executivo tem por objetivo planejar e assegurar a implantação do plano estratégico e da programação anual de projetos e atividades aprovados pelo Comitê Estratégico, bem como facilitar o alcance dos resultados referentes às metas estabelecidas.

 

Integram o Comitê Executivo o presidente do TJMG, que o preside, o secretário especial da Presidência, a secretária executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional, os secretários de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária do Tribunal de Justiça e de Padronização da Primeira Instância, Suporte ao Planejamento e à Ação Correcional, os diretores executivos, os assessores de Gestão da Inovação e de Comunicação Institucional e os membros da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial