Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juízes vitaliciandos recebem instruções em curso

Juiz auxiliar Marcus Vinícius do Valle tratou de atos normativos da Casa


- Atualizado em Número de Visualizações:

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), Marcus Vinícius Mendes do Valle, esteve, em 1° de dezembro, com o grupo de juízes vitaliciandos, durante o 12º Curso de Formação Inicial para juízes de direito substitutos – 2º turma, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). A capacitação é uma etapa obrigatória do concurso para ingresso na magistratura mineira.

 

Em sua fala aos vitaliciandos, o magistrado comunicou a novidade do Aviso 53/2016, que versa sobre a disponibilização de arquivos no sítio da Corregedoria, com acesso pelo link: Rede TJMG > Institucional > Corregedoria > Relatórios de Apoio Estatístico à Gestão Correicional. Ali, os juízes podem conferir os arquivos de Produtividade/Operosidade dos juízes de direito, do Escore Padronizado de Julgamentos, do Índice de Criticidade e das Tarefas Pendentes do Sistema “Processo Judicial Eletrônico – PJe”.

 

O juiz Marcus Valle também explicou aos 19 vitaliciandos a Resolução 827/2016, que trata do desdobramento do Planejamento Estratégico da Corregedoria: “Cada juiz, em sua unidade judiciária, deverá atuar no quarto nível do desdobramento do Planejamento Estratégico. O primeiro nível é o nacional; o segundo, por segmento de justiça; o terceiro, por órgão do Judiciário.”

 

Etapas

 

Segundo Valle, no contexto atual, os novos juízes, além de possuir grande capacidade técnica, precisam dominar ferramentas para a gestão e ter bom tino administrativo. A ideia é que cada juiz siga as etapas definidas na resolução: Diagnose, o Plano Estratégico da Unidade Judiciária, o Plano de Ação e o Acompanhamento Permanente.

 


“A diagnose é a identificação dos problemas. Depois, é preciso fazer um plano de metas locais, desdobradas das nacionais, para resolver as anomalias encontradas. Em seguida, faz-se o Plano de Ação, que é o detalhamento das medidas para concretizar as metas definidas. E o acompanhamento permanente é feito tanto pelo juiz responsável pela Unidade Judiciária como pela Corregedoria,” afirmou.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial