Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef dá início a curso de formação para formadores

Dirigida a juízes, a iniciativa pretende capacitá-los para a execução de programas voltados à gestão judiciária


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A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início na tarde desta segunda-feira, 5 de novembro, ao curso Formação para Formadores. O curso pretende capacitar juízes para a elaboração e a execução de programas de formação inicial e continuada voltadas à administração de unidades judiciárias, bem como habilitá-los a ser tutores de outros magistrados e servidores na implantação do modelo de gestão judicial. A atividade se encerra no próximo dia 7.

 

“Para assumirmos o desafio de formar, temos de estar preparados para essa tarefa”, declarou, na abertura do curso, o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson. O desembargador lembrou que o foco da Escola Judicial, para o biênio 2016/2018, é a formação integral de seus magistrados e servidores – capacitação técnica e formação humana.

 

Na avaliação do magistrado, a proposta da iniciativa é, “de um lado, compartilhar conhecimentos e técnicas; de outro, ouvir pessoas, entender seus posicionamentos, dialogar, respeitar opiniões”. E acrescentou: “Desejo que o curso atenda às expectativas dos senhores. Que as discussões levantadas aqui, as experiências compartilhadas e os casos estudados possam subsidiá-los e inspirá-los na missão de fazer justiça”.

 

Esse mesmo desejo foi compartilhado pela juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Lisandre Borges Fortes da Costa Figueira, que afirmou detectar o potencial de multiplicadores dos participantes.

 

Programação

 

A programação do curso se iniciou com as palestras “Capacitar para Bem Julgar” e “Métodos e Técnicas Pedagógicas”, ambas proferidas pelo juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad. Na sequência, o magistrado abordou o tema “Dos Objetivos da Formação aos Objetivos Pedagógicos”, quando refletiu sobre como se situar como formador dentro de um dispositivo de formação, elaborar um referencial de competências, redigir os objetivos pedagógicos e associá-los aos diferentes tipos de conhecimento.

 

Amanhã, 6 de novembro, o juiz federal dará prosseguimento ao tema sobre os objetivos pedagógicos e de formação e falará também sobre a sequência da formação realizada com métodos ativos, práticas pedagógicas ativas, ferramentas de formação e avaliação da formação de aprendizes.

 

No dia 7, quando se encerra o curso, ao juiz federal Carlos Haddad se juntará o professor Luís Antônio Capanema Pedrosa. Os facilitadores irão relatar um estudo de caso e proferirão as palestras “Conceitos Básicos da Administração Judicial Aplicada” e “Implantando o Modelo de Gestão Judicial”. Está prevista ainda uma oficina sobre eficiência e eficácia que irá refletir sobre as situações rotineiras de perdas e desperdícios de tempo e esforço em unidades judiciárias.


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