Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG e parceiros lançam rede de voluntários

A Rede de Voluntariado de Minas Gerais foi lançada nesta segunda-feira, 5 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE-MG), o Governo do Estado, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) lançaram na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro, a Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais. A solenidade, realizada no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça, celebrou também o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado hoje.

 

A proposta da Rede de Voluntariado é articular esforços que viabilizem a elaboração e a concretização de projetos voltados para o bem comum, facilitando a implementação de parcerias, com o envolvimento da sociedade civil, da iniciativa privada, de entidades e órgãos públicos.

 

“Embora as notícias veiculadas, em especial nas áreas política e econômica, possam sugerir uma pauta negativa, não devemos esmorecer. Devemos sim, por nós mesmos, criar uma pauta positiva, e esta pode ser feita, entre outros exemplos, a partir do serviço voluntário”, destacou na abertura da solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, representando o presidente Herbert Carneiro. “Essa pauta precisa ser criada por nós, homens e mulheres, com sentimentos, ideais e boa vontade. Quando se conquista a boa vontade das pessoas, tudo pode ser realizado, em qualquer setor”, afirmou.

 

O 1º vice-presidente destacou o grande contingente de pessoas que se doam a causas voluntárias, em todo o mundo, em diferentes fases da vida. “Essas são iniciativas que apoiamos. Em nossa história, sempre que a nação precisou, o conjunto de cidadãos não se furtou em ir ao seu auxílio. Esse é o brio e a honra do povo brasileiro, do povo mineiro”, disse, ressaltando que a rede é uma iniciativa “de paz e pela paz”. Destacou, ainda: “O trabalho social pode ser resumido em uma única palavra, ‘solidariedade’, a qual, por sua vez, significa a consideração e o respeito que nos devemos todos, uns aos outros”.

 

O coordenador do Núcleo de Voluntariado do Tribunal mineiro, desembargador Manoel dos Reis Morais, afirmou que a Resolução 837/2016 criou a Rede de Voluntariado do TJMG, mas sempre existiram, na Casa, muitos voluntários e voluntárias. “Em conversa com o ex-presidente do TJMG José Fernandes Filho, o desembargador me falou sobre o ato de voluntariar e declarou: 'Estou vivo porque sou voluntário; doo vida e recebo vida’. Isso nos lembre que temos vida na medida em que nos doamos ao outro. A nossa casa é uma só, no mundo, no nosso país, na nossa cidade. Se nos entrelaçarmos em rede, venceremos qualquer dificuldade”, afirmou.

 

A representante do Programa de Voluntários das Nações Unidas, Maria Dolores Nuñes Galan, destacou a simbologia da criação da rede no Dia Internacional do Voluntariado, lembrando que a data surgiu em 1985 como reconhecimento ao importante trabalho realizado pelas pessoas que se voluntariam. “Cerca de 1 bilhão de pessoas, em todo o mundo, atua como voluntários”, observou, informando ainda que o Programa de Voluntariado da ONU dá oportunidade para ações voluntárias em diferentes países. “Nesta data, é importante reconhecermos e aplaudimos todos os voluntários. Precisamos agradecer a todos por já estarem tornando o desenvolvimento sustentável uma realidade”, afirmou.

 

O diretor de investimento social do Servas, Rodrigo Alison Fernandes, representando a presidente da entidade, Carolina Pimentel, agradeceu aos parceiros que integram a iniciativa e afirmou que a união de esforços é fundamental. “O Servas, na sua origem, tem o trabalho voluntário como uma de suas principais matrizes. Acreditamos que os valores de solidariedade são fundamentais para o fortalecimento do terceiro setor e para a promoção de mais cidadania entre os mineiros e as mineiras”, disse.

 

Representando o Governo de Minas, o secretário de estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, e o secretário de estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, afirmaram a disposição do governador de Minas, Fernando Pimentel, em trilhar o caminho da solidariedade e da participação social. “Vamos aproveitar a capilaridade do governo, que está presente em todos os municípios, para mobilizar e fortalecer essa rede em Minas”, disse Helvécio Magalhães. O secretário Nilmário Miranda concluiu: “Em um momento em que o ódio e a intolerância crescem no País, Minas responderá com mais solidariedade, com cooperação, com a criação de redes, com a solidariedade, pois essa é a essência do nosso estado”.

 

Comitê gestor

 

Durante a solenidade, foi assinado o termo de posse dos membros do comitê gestor da rede: pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Mônica Exelrud Villarindo e Gabriel de Souza Aragão; pelo Servas, Rodrigo Alisson Fernandes, Fernanda Guedes Neves Leal e Júlio Matos Coutinho de Freitas; pelo Governo do Estado, Carolina Rocha Vespúcio, Adriana Machado Rodrigues Cardoso e Lídia Gonçalves Botelho; e pelo TJMG, o desembargador Manoel dos Reis Morais e os juízes auxiliares da Corregedoria Sérgio Henrique Cordeiro Fernandes, representando o corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, e Marcos Vinícius Mendes do Valle.

 

Assinaram o documento a representante da UNV, Maria Dolores Nuñes Galan; o diretor de financiamento social do Servas, Rodrigo Fernandes; o secretário de estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o secretário de estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o secretário adjunto de Governo, Francisco Moreira, representando o secretário Odair Cunha; e o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto.

 

Homenagens

 

A cerimônia contemplou, ainda, a entrega de certificados para os voluntários que atuaram nos diversos projetos desenvolvidos até agora pelos parceiros que constituem a rede: nos projetos da secretaria de governo do Estado, Boris Zefi, Harshy Asselio, Iwan Mercy, Pauline Billouw, Armelle Cibaka; no programa Rua do Respeito, colaboração do TJMG, do MPE-MG e do Servas em prol da população de rua, Gelton Filho.

 

Durante a solenidade, também foram homenageados, com a entrega de certificados, Betânia Lemos e o promotor de justiça Paulo César de Oliveira Lima, cofundadores do programa Rua do Respeito. Ambos também trabalharam voluntariamente na construção da Rede de Voluntariado de Minas.

 

Foi feita ainda uma homenagem especial ao ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho. Emocionado, o ex-presidente afirmou que vivia um dia especialmente feliz. “Aos 87 anos, sou o mais velho neste salão. Com a autoridade de mais velho, sinto-me no direito de fazer uma confidência: sou voluntário anônimo e silencioso, na área judiciária, desde que me aposentei: primeiro, nos Juizados Especiais; depois, na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); e, agora, na Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj)”, declarou.

 

O ex-presidente destacou que sua atuação como voluntário recebeu muitos estímulos, mas o maior deles foi ter “a consciência pacificada” de estar atuando por um mundo melhor. De acordo com ele, muitos desembargadores que também já se aposentaram darão mais sentido à vida com a possibilidade de atuar como voluntários para o Judiciário mineiro. “Estou aqui hoje com muita esperança, diante da criação da Rede de Voluntariado do TJMG”, reiterou.

 

Presenças

 

Estiveram presentes na solenidade, ainda, o secretário de estado adjunto da Secretaria de Governo, Francisco Moreira, representando o secretário Odair Cunha; o promotor de justiça Paulo César Vicente de Lima, representando o procurador-geral de justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o presidente da Associação Mineira de Magistrados (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o cônsul honorário do Reino da Bélgica em Minas, Henrique Machado Rabelo; o procurador de justiça Jarbas Soares, entre outras autoridades.

 

O evento foi abrilhantado pela participação de um quinteto formado por integrantes da Orquestra Infantojuvenil do TJMG. Os jovens musicistas executaram o Hino Nacional Brasileiro.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial