Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrados participam de treinamento do Siad

Desde janeiro de 2016 é de uso obrigatório para aquisições do Judiciário estadual


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, e vários juízes auxiliares da Direção do TJMG participaram hoje, 8 de agosto, de um treinamento para utilização do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad). Durante as atividades, os magistrados apresentaram propostas e discutiram melhorias para o sistema, que é utilizado pelo Poder Executivo estadual para controlar o ciclo de compra e uso de materiais, serviços e obras, entre outros procedimentos.

 

O foco do encontro foi a gestão de processos licitatórios e de contratos do Judiciário estadual, buscando a otimização dos recursos disponíveis e a redução dos gastos públicos. A juíza auxiliar da Presidência Luzia Divina de Paula Peixôto, responsável pela gestão de contratos do TJ, destacou que a reunião serviu para apresentar aos representantes do Siad melhorias para dar maior transparência e controle na gestão dos bens, serviços e obras contratadas.

 

A servidora Paula Bianco, responsável pela coordenação do sistema, explica que cada setor do Tribunal é responsável por fazer seu pedido por meio do Siad, e essa descentralização das atribuições é um dos benefícios da plataforma. Outro ponto positivo é a transparência, pois o sistema, além de fornecer os dados de quem realiza as solicitações, permite o acesso aos prazos dos contratos estabelecidos e da prestação dos serviços. A servidora ressaltou que o apoio da Presidência, demonstrado na reunião de hoje, é fundamental para o bom andamento da implantação da plataforma e para futuras intervenções visando ao seu aperfeiçoamento.

 

A importância do Siad foi destacada pelo presidente Herbert Carneiro já no dia em que tomou posse, em entrevista coletiva.

 

O sistema

 

O Siad tem a finalidade de controlar o ciclo dos materiais e dos serviços, desde a aquisição até a distribuição dos materiais de consumo, a baixa dos bens permanentes do patrimônio e a realização dos serviços. É um sistema corporativo já utilizado pelo Poder Executivo estadual.


O TJMG começou a se preparar para aderir ao Siad no final de 2014, por meio de reuniões com representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Foi elaborado um cronograma que estabeleceu o prazo para cadastramento das unidades administrativas envolvidas, treinamento e habilitação de usuários e autoridades administrativas, entre outros procedimentos. A partir de janeiro de 2016, todas as aquisições de bens e contratações de serviços realizadas pelo Tribunal passaram a ser processadas pelo Siad.


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial